Chapada dos Veadeiros inicia temporada de prevenção a incêndios florestais

Chapada dos Veadeiros inicia temporada de prevenção a incêndios florestais

O objetivo das queimas prescritas é reduzir combustível acumulado nas zonas que historicamente serviam como entrada dos focos de incêndio , e ssas áreas se concentram nos limites da unidade de conservação. Os objetivos estão previstos no Plano de Manejo Integrado de Fogo da UC.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros costumava realizar suas primeiras ações preventivas no começo do ano . Porém, de acordo com o responsável pelo manejo integrado do fogo na unidade, Ueslei Pedro, avaliou-se que a unidade teria potencial para iniciar as primeiras queimas prescritas mais cedo. “ No momento em que estávamos construindo o Plano de Manejo Integrado do Fogo aqui em Veadeiros, entendemos que a unidade possui um acúmulo de biomassa muito grande e que precisaríamos, para lidar com este ano de El Niño , queimas com maior volume do que tínhamos realizado anteriormente”.

Parque nacional

Neste último ciclo, o Parque Nacional iniciou as queimas prescritas no final de dezembro . No total, as queimas prescritas abrangeram 14 mil hectares. Pedro ainda conta que houve uma discussão de que se a queima fosse realizada mais cedo, a vegetação rebrotaria com as chuvas. “Esta foi uma possibilidade real. Mas chegamos à conclusão de que a geração de pirodiversidade ( ou seja, a diversidade de fogo em diferentes fragmentos em diversas épocas ) é mais benéfica para o território”, afirma .

“Áreas que manejamos no período de chuvas geraram mosaicos muito extensos e serviram como zonas de ancoragem para iniciar queimas que poderiam se tornar mais severos”, relata Pedro. Na temporada, o Parque Nacional teve apenas quatro incidentes.

Além da prevenção, a atividade serviu como treinamento em serviço dos brigadistas que foram contratados no começo da temporada de incêndio e que ainda não tiveram contato com atividades de prevenção.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *