Amom critica descaso com Segurança Pública no Amazonas durante discurso na Câmara dos Deputados

Amom critica descaso com Segurança Pública no Amazonas durante discurso na Câmara dos Deputados

Deputado destacou promessas não cumpridas das gestões municipal, estadual e federal (Foto: Câmara dos Deputados)

Em recente discurso na tribuna da Câmara dos Deputados, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) criticou o descaso com a segurança pública no Amazonas. O parlamentar relembrou que o Governo do Estado deixou de utilizar cerca de R$ 96 milhões disponibilizados pela União por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública.

“Manaus está abandonada pelo Governo Federal, pelo Governo Estadual e pela Prefeitura. É preciso sair dos discursos e fazer as promessas de investimentos se concretizarem e não desperdiçar R$ 96 milhões de verbas federais que deixaram de ser utilizadas”, declarou Amom.

Segundo o Atlas da Violência 2023, levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Amazonas é o terceiro estado com maior índice de violência a cada 100 mil habitantes, com cerca de 42,5%, perdendo apenas para Amapá e Bahia. O parlamentar destacou a importância da atuação do parlamento federal para garantir a manutenção da segurança pública no estado.

Além disso, na ocasião, Amom também teceu críticas ao prefeito de Manaus, que garantiu investimentos na segurança do município na última eleição, porém anunciou um novo programa de reforço na segurança da capital amazonense apenas neste ano.

“É preciso concretizar as promessas do presidente da República, do governador do Amazonas e do prefeito de Manaus, esse que anunciou, antes da sua campanha, a segurança pública como pauta prioritária e, só agora, veio anunciar a tal da ‘Ronda Ostensiva Municipal’, que não passou disso, do anúncio”, disse.

Amom relembrou ainda a promessa feita pelo presidente da República, ainda em 2023, sobre a construção de um Centro de Cooperação Policial Internacional na Amazônia (CCPI-Amazônia), que teria sede em Manaus, para atuar no combate aos crimes que ultrapassam fronteiras, como o tráfico de drogas. Porém, em fevereiro deste ano, levantamento realizado pela agência de dados “Fiquem Sabendo”, mostrou que sequer houve investimento direto para o programa. “Mais uma promessa que não sai do papel”, lamentou o parlamentar.

Leia o discurso do deputado Amom Mandel na íntegra:

https://bit.ly/3Vy9wOl

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *