Boi Garantido emociona o público com toada ‘Vermelho’ durante 32° Festival de Curitiba

Boi Garantido emociona o público com toada ‘Vermelho’ durante o 32° Festival de Curitiba

O público cantando em em uma só voz o refrão de “Vermelho”, de Chico da Silva, resume o sucesso da apresentação do Garantido (Foto: Malu Dácio)

O Boi Garantido entrou no meio do público que se mostrou surpreso e emocionado, fazendo a multidão receber, com carinho de criança, o boizinho todo branco branco, que só na testa tem vermelho. A cena com o povo acariciando o boi, conduzido pelo tripa Batista Silva, e depois cantando em uma só voz o refrão de “Vermelho”, de Chico da Silva, resume o sucesso que a apresentação do Garantido alcançou no show de abertura do 32º Festival de Curitiba, na noite desta segunda-feira (25), na capital paranaense.

“É respeito, é amor, é dedicação a essa grande festa que acontece na cidade de Curitiba. Mas se fosse uma noite de bumbódromo, sem dúvida, a primeira noite já seria nossa. Quero parabenizar todos itens do Garantido. Nosso apresentador, nosso levantador, as nossas meninas. Os bailarinos do Garantido Show, o nosso pajé. Foi uma apresentação memorável, digna de respeito. Valorizando o que temos de melhor, o Festival Folclórico de Parintins. Trazer para o Sul do País, é dizer aqui está a maior representação folclórico da Amazônia”, afirmou Rivaldo Pereira, diretor de eventos do Garantido e diretor da apresentação em Curitiba.

Itens e plateia emocionados

Junto com o Boi Caprichoso, o Garantido abriu o evento, que vai até o dia 7 de abril, na condição de convidado especial e atração principal da abertura. O show, batizado de “Duelo da Amazônia” uniu um repertório de toadas antológicas e sucessos recentes, como Treme Terra (2023) e Tic-Tic-Tac (1996). O que fez a plateia se animar, aplaudir, filmar e fazer selfies como se tivesse no bumbódromo de Parintins. A recepção do povo sulista deixou emocionada a equipe perreché.

“Estou de alma lavada. Depois do primeiro grande show, do nosso amado Boi Garantido. Estou impressionado com tanta energia, com tanta vibração, dessa galera vermelha e branca, do Paraná e do Brasil, que cantou as nossas toadas do início ao fim. Todos nós, itens, estamos emocionados”, afirmou Israel Paulain.

Torcida encarnada

Sob o comando inigualável de Israel Paulain, nossas cunhãs, representando cada item do festival, dominaram o palco do Viasoft Experience, o centro de convenções preparado para o espetáculo musical dos bumbás. O espaço foi organizado pela produção do festival como se fosse a arena do bumbódromo. Lado do Garantido contra o lado do Caprichoso, com bandeiras e painel de led cada um. Centenas de pequenas luzes acesas, os celulares tentavam não perder os momentos. Edilene Tavares foi recebida com gritos da plateia, ao som de Diva Rainha, toada totalmente casada com o sucesso da rainha do Folclore encarnada no palco. “Que espetáculo, o nosso boi fez aqui, em Curitiba, e que recepção maravilhosa foi a recepção do povo aqui, de Curitiba. Em plena segunda-feira, o povo lotando a casa e cantando as nossas toadas”, afirmou Edilene Tavares.

Lívia Christina apresentou ao público o pavilhão do tema 2024, “Segredos do Coração”. Ao som da toada “Camisas Encarnadas”, a porta-estandarte levantou a plateia quando evoluiu com o pavilhão vermelho e branco. “É muita felicidade poder trazer o nosso boi aqui pra Curitiba. A energia do povo de Curitiba é Surreal. Eu me senti, e tenho certeza que todos aqui se sentiram muito acolhidos pelo povo todo”, afirmou Lívia Christina.

Em um momento marcante do show, Israel bradou: “é preciso conservar e preservar a Amazônia…viva os povos originários, viva a Amazônia, viva o Brasil”. A plateia respondeu com aplausos e gritos. Sebastião Júnior, nesse momento, cantou “Lamento de Raça”, o que também fez a plateia aplaudir. “Nossa apresentação foi muito emocionante. A partir dessa apresentação, em Curitiba, o Festival Folclórico de Parintins ganha mais público ainda. É gratificante pra todos nós trazer até aqui um pouco da nossa festa. Fomos abraçados por Curitiba”, festejou Sebastião Júnior.

Adriano Paketá se apresentou ao som de “o Baiá” e Valentina Coimbra brilhou quando evoluiu leve e meiga com o boi branco da baixa do São José. “Maravilhoso demais estar em Curitiba. Foi incrível sentir a energia dessa galera. O público foi recíproco com tudo o que a gente fez no palco .Então, pra quem vem do Norte, apresentar a nossa cultura, isso é muito gratificante”, afirmou Paketá.

Músicos e artistas parintinenses

Além dos itens individuais, Garantido está levando os músicos Fredinho Goes, Brenner Siqueira, Clevison Brandão, Ivoney Passos, Jonedisson Ramos, e os dançarinos Elen Caroline, Emile Luciana, Stanley Fabrício e Geremias Salvador, do Garantido Show. Todos, de Parintins.

Próximos shows

O Garantido e o Caprichoso voltam a se apresentar na noite desta terça-feira e no dia seguinte, às 20h30, horário local, no Teatro Positivo. Eles vão repetir o show “Duelo da Amazônia”.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *