Ministra dos Povos Indígenas vai ao Vaticano e assina acordo sobre sistemas alimentares indígenas

Ministra dos Povos Indígenas vai ao Vaticano e assina acordo sobre sistemas alimentares indígenas

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, representará o Brasil em agendas internacionais entre os dias 12 e 16 de março, em Paris, Roma e no Vaticano.

No Vaticano, a ministra participa do Seminário ” Conhecimento dos Povos Indígenas e as Ciências: combinando o conhecimento tradicional e as ciências para a resiliência para enfrentar as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade, a segurança alimentar e a saúde “, que dura dois dia.

Conferência

O objetivo desta conferência, que será aberta pelo Papa Francisco, é facilitar um diálogo aberto entre as comunidades de conhecimento indígena e os cientistas das ciências sociais e naturais, promovendo o respeito mútuo e as preocupações compartilhadas com a saúde das pessoas e do planeta. Os participantes da conferência falarão sobre como o conhecimento pode desempenhar um papel vital no desenvolvimento de soluções locais com consequências globais.

Um dos destaques da viagem oficial da ministra é a assinatura do termo de ingresso do Brasil na Coalização dos Sistemas Alimentares Indígenas, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Programa Mundial de Alimentos, maior agência da ONU de combate à fome, também participarão do evento. Tal assinatura permitirá maior integração das demandas e dos sistemas alimentares indígenas na e Aliança Global contra a Fome, inciativa que o Brasil vem protagonizando pela presidência do G20.

Com foco nos avanços da arte indígena no mundo, a ministra dos Povos Indígenas participará como convidada de honra da abertura da exposição “Nhe’e Porã: memória e transformação”, na sede da UNESCO em Paris. Sonia Guajajara aproveita o ensejo da abertura para uma rodada de discussões sobre vários temas pertinentes ao universo indígena brasileiro no tocante à cultura, patrimônio, educação e as línguas que povoam o território nacional.

Exposição

A exposição, que tem como foco a diversidade das línguas e das histórias de resistência dos povos indígenas no Brasil, é um marco do lançamento da Década Internacional das Línguas Indígenas no Brasil (2022–2032).

“Nhe’e Porã”, de curadoria da artista indígena Daiara Tukano, e apoio do Museu da Língua Portuguesa, reúne de forma inédita mais de 90 registros sonoros indígenas graças à colaboração de centros de pesquisa e documentação, como o Museu dos Povos Indígenas e o Museu Paraense Emílio Goeldi, de pesquisadores e falantes nativos – elementos centrais para o contato com a riqueza linguística indígena que possibilitam uma imersão na diversidade das línguas indígenas e nas lutas que os povos vêm protagonizando há séculos.

Finalmente, no dia 16, Sonia Guajajara visitará o Museu das Civilizações de Roma, que possui ampla coleção de artefatos brasileiros trazidos para a Itália há cerca de 160 anos, com o objetivo de identificar peças prioritárias para esforços de catalogação, pesquisa e eventual devolução ao Brasil. A agenda da ministra será finalizada com uma conversa com a comunidade brasileira e público interessado. A previsão é de 100 pessoas na plateia, evento organizado pelo Embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca.

Agenda oficial da ministra

Paris

12/03 – Terça-feira

13h – Almoço de trabalho com a Delegada Permanente do Brasil junto à UNESCO, Embaixadora Paula Alves de Souza

Local: Sede da UNESCO

16h – Reunião com a Diretora-Geral da UNESCO, Senhora Audrey Azoulay

Local: Sede da UNESCO

13/03 – Quarta-feira

11h30 – Reunião com altas autoridades do Ministério para Desenvolvimento e Parcerias Internacionais

15h – Reunião com o Diretor-Geral Adjunto de Cultura da UNESCO, senhor Ernesto Ottone

Local: Sede da UNESCO

16h20 – Reunião com o Diretor-Geral Adjunto de C&I da UNESCO, senhor Tawfik Jelassi

Local: Sede da UNESCO

17h – Abertura da Exposição “ Nhe’e˜ Porã: Memória e Transformação ”

Local: sede da UNESCO

Vaticano

14/03 – Quinta-feira

9h às 18h30 – Seminário “Indigenous Peoples’ Knowledgeand the Sciences: combining traditional knowledge and sciences for resilience to address climate change, biodiversity loss, food security, health”

Local: Pontifícia Academia do Vaticano

9h às 10h – Audiência Papal

Local: Pontifícia Academia do Vaticano

10h45 – Participação da Ministra na SESSION 1: “Indigenous Peoples Knowledge and Sciences – Challenges and Opportunities”

Local: Pontifícia Academia do Vaticano

19h15 – Jantar de trabalho oferecido pela Embaixadora Carla Carneiro, Representante do Brasil na FAO

Tema Principal: fomento e apoio da socio bioeconomia, ingresso do Brasil na Coalização dos Sistemas Alimentares Indígenas e Aliança Global do Brasil contra a Fome

Local: Embaixada do Brasil no Vaticano

15/03 – Sexta-feira

9h às 18h30 – Seminário “Indigenous Peoples’ Knowledge and The Sciences: combining traditional knowledge and sciences for resilience to address climate change, biodiversity loss, food security, health”

Local: Pontifícia Academia do Vaticano

Roma

16/03 – Sábado

10h – Encontro com o diretor do Museu das Civilizações de Roma, Andrea Villani, e visita ao acervo de objetos indígenas do Brasil

Local: Museu das Civilizações de Roma

16h – Conversa com comunidade brasileira em Roma

Local: Embaixada do Brasil em Roma

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *