UNE pede esclarecimentos ao MEC após problemas de divulgação nos resultados do SISU

UNE pede esclarecimentos ao MEC após problemas de divulgação nos resultados do SISU

MEC reconheceu que resultados provisórios foram divulgados indevidamente (Foto:Divulgação/Secom)

  1. A União Nacional dos Estudantes (UNE) apresentou uma notificação solicitando ao Ministério da Educação esclarecimentos sobre a falha na divulgação de resultados do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

O MEC admitiu que os resultados preliminares foram divulgados inadequadamente em 30 de janeiro e ficaram disponíveis por 25 minutos, e que “a ocorrência está sendo estritamente apurada”, mas ainda não há detalhes sobre como o equívoco ocorreu.

Isso ocorreu porque, durante o período em que o sistema estava acessível, alguns estudantes receberam informações distintas daquelas oficialmente divulgadas no dia seguinte. De acordo com o Ministério, a situação está sendo “rigorosamente apurada”.

No documento protocolado, conforme a UNE, “os motivos para a instabilidade no sistema não foram devidamente esclarecidos, assim como as razões pelas quais alguns candidatos conseguiram acessar o Portal SISU na data prevista (30/01/2024), enquanto outros não”.

A organização também lançou uma plataforma onde os estudantes prejudicados podem enviar seus relatos, visando obter uma compreensão da extensão dos impactos causados pelo erro.

A UNE teve uma reunião na sexta-feira (02) com a Secretaria de Educação do MEC, onde solicitaram os esclarecimentos. Nas redes sociais, a presidente da entidade, Manuella Mirella, informou que apresentaram algumas demandas durante a reunião.

Dentre elas, buscam obter informações sobre quantos estudantes foram afetados por esse erro e pedem que o MEC estabeleça um canal para acompanhar cada caso dos estudantes prejudicados. “Estudantes merecem uma explicação”, afirmou.

No comunicado enviado, também argumentam que “conforme diversos relatos, estudantes que haviam conseguido acessar o Portal do SISU em 30 de janeiro constavam como aprovados nas vagas escolhidas. No entanto, com a divulgação oficial feita no dia seguinte, tais candidatos haviam sido desclassificados”.

De acordo com o MEC, na edição deste ano, o processo seletivo recebeu mais de 2 milhões de inscrições para 264 mil vagas, distribuídas em mais de 6,8 mil cursos de graduação.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *