Ranking do Tucunaré chega ao sexto ano e encerra em Parintins

Ranking do Tucunaré

Ranking do Tucunaré de Parintins teve festa de confraternização de organizadores e vencedores

Os pescadores esportivos parintinenses e afins celebraram, no fim de 2023, o sexto ano consecutivo de elaboração do Ranking Parintins do Tucunaré. O campeão, com um belo exemplar de 79cm, foi o pescador Alec, morador da vila do Mocambo, na Zona Rural de Parintins. A disputa foi ferrenha porque Levy pescou um de 78,5cm e Bernardo outro de 78cm. O vencedor em centimetragem foi Francismar, com 1.466cm – o que é a soma de todos os tucunarés acima de 50cm, homologados pelo ranking.

Alec e o tucunaré campeão de 2023, pura alegria

Trata-se da maior iniciativa de incentivo à pesca esportiva (pesque e solte) das regiões do Médio e Baixo Amazonas. “Incentivamos a soltura de matrizes a fim de manter e preservar os Tucunarés em suas várias espécies, inclusive os ditos de várzea. Só em 2023 foram 126 matrizes medidas, homologadas e soltas”, explica Aldson Leão, um dos organizadores. Os pescadores amazonenses comemoram a aprovação e promulgação da lei estadual que protege o tucunaré, que só foi possível graças a iniciativas como essa.

A maior comemoração é pelo fato de a grande maioria ser composta dos cichla themensis do Mocambo. Essa espécie, conhecida como tucunaré-açu, é a mais nova e esportiva espécie descoberta na região. “Esta é a última edição do Ranking Parintins”, afirma Aldson. Ao longo desses anos, o sonho de Alberto Figueiredo (médico) e Aldson, hoje com a companhia de Ajaxon Figueiredo e Jr Bezerra, foi consolidado.

“Podemos afirmar que consolidamos a cultura do pesque e solte na região e a sensação do dever cumprido é uma doce realidade. Sabemos que a transformação da pesca esportiva em matriz econômica é outra coisa, outra realidade. Precisa, acima de tudo, de parcerias e vontade política, mas nada é impossível. Estaremos sempre prontos a ajudar qualquer iniciativa que vise o engrandecimento da pesca esportiva. Somos poucos, mas somos fortes”, enfatiza Aldson.

“Obrigado aos colaboradores, como o Portal Marcos Santos, que nos acompanha na cobertura, desde o primeiro ano. Parabéns aos vencedores desse ano. E viva e valorizem a pesca esportiva”, conclui.

Aldson Leão e um tucunaré do lago do Mamuru

O Ranking Parintins tem como patrocinadores o próprio Aldson, Alberto Figueiredo, Jr Bezerra Fishing, Escola Náutica Laís e Ivaildo.

Mário Taketomi e o peixe mais bonito do ano

Heber Figueiredo e um peixe de 77cm

Robson Taketomi exibe um themensis do Mocambo. Espécie foi “descoberta” há pouco tempo no Município de Parintins e já atrai muitos pescadores

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *