27/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Lula anuncia Lewandowski para assumir Ministério da Justiça e Segurança Pública

Publicado em 11 de janeiro, 2024

Lula anuncia Lewandowski para assumir Ministério da Justiça e Segurança Pública

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou oficialmente, nesta quinta-feira (11/01), o nome do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Atualmente, a pasta é liderada por Flávio Dino, que assumirá, em 22 de fevereiro, a cadeira deixada por Rosa Weber no Supremo. Lewandowski se aposentou da Corte após completar 75 anos, em abril de 2023.

“Hoje é um dia muito feliz, porque eu estou diante de um companheiro [Dino] que está prestando um serviço extraordinário ao País e à justiça brasileira e que, acertadamente, o Congresso Nacional homologou para que seja, a partir do dia 22 de fevereiro, um novo ministro da Suprema Corte. E estou muito feliz porque tenho um companheiro que foi um extraordinário ministro da Suprema Corte”, disse o presidente durante o anúncio.

“O povo brasileiro vai ganhar com essas duas escalações, uma na Suprema Corte e outra na Justiça”, destacou o presidente, ao afirmar que essas posses coroam o primeiro ano do seu mandato. “Até essa data, Lewandowski já vai ter uma equipe montada e vamos discutir quem entra, quem sai, quais são as novidades”, adiantou Lula.

De acordo com Lula, o decreto para nomear o novo ministro da Justiça deve ser publicado em 19 de janeiro e a posse deve ocorrer em 1° de fevereiro. Até a data, Flávio Dino ficará à frente da pasta federal. ”

Currículo

Natural do Rio de Janeiro, Ricardo Lewandowski, é bacharel em Ciências Políticas e Sociais e em Ciências Jurídicas e Sociais. Cursou mestrado em Direito e em Relações Internacionais e é doutor em Direito. Em sua carreira profissional, além de ter ampla experiência na área educacional, foi secretário de Governo e de Assunto Jurídicos de São Bernardo do Campo – São Paulo (1984 a 1988) e presidiu a Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A – Emplasa (1984 a 1988).

Também foi consultor jurídico do Grupo Pró-Constituinte da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (1987 a 1989) e dos municípios de Araraquara, Guarulhos, São José do Rio Preto e São Bernardo do Campo. Lewandowski ainda foi juiz do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo (1991 a 1997) e desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Por: Agência Gov

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.