Projetos da Fapeam na área da educação e biotecnologia são apresentados na ExpoAmazônia BIO&TIC

Foto: Divulgação/Nathalie Brasil/Fapeam

Um telescópio produzido com baixo custo, um sistema capaz de acelerar o aprendizado de idiomas e uma pesquisa que analisa o potencial do óleo essencial de jambu para auxiliar no desenvolvimento de novos fármacos e produtos são as pesquisas desenvolvidas com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que estão sendo apresentadas por pesquisadores nesta quarta-feira (29/11) durante o segundo dia da ExpoAmazônia BIO&TIC.

A pesquisa em andamento “Potencialização da extração de óleo essencial de Jambu (Spilanthes oleracea) por meio do pré-tratamento enzimático” é apoiada pelo Programa Kunhã CT&I no Amazonas, edital nº 008/2022, sob a coordenação da doutora em Engenharia de Recursos Naturais, Leiliane Sodré, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A coordenadora do estudo explica que o óleo guardado nas células vegetais da planta, que são compostas de celulose e pectina, podem apresentar potencial antioxidante e antitumoral. A pesquisa analisa o uso de enzimas com a capacidade de quebrar essas estruturas e liberar o óleo de forma mais fácil, podendo reduzir o tempo de extração e aumentar a quantidade de óleo obtido.

“A busca por alternativas naturais para auxiliar no tratamento de diversos tipos de câncer, como de pele, mama e pulmão são de grande relevância para a saúde da população. Aliado a isso, vamos investigar o potencial de óleo extraído de uma espécie da região Amazônica, podendo vir a ajudar na valorização de um bioproduto que pode trazer também retorno para a economia”, disse a pesquisadora Leiliane Sodré, destacando que o uso da biotecnologia na valorização de produtos obtidos, a partir da biomassa vegetal, é uma alternativa fundamental para a bioeconomia do estado.

Foto: Divulgação/Nathalie Brasil/Fapeam

Educação com Inteligência Artificial

Outro trabalho que está em exposição é o “Revolucionando a Educação com Inteligência Artificial e Gamificação”, desenvolvido no âmbito do Programa Centelha II. O projeto criou o sistema “Speakzer”, disponível em multiplataformas digitais, para ajudar pessoas a aprenderem um idioma de forma mais rápida e agradável, por meio da utilização da inteligência artificial, gamificação (aplicação de mecanismos e dinâmicas dos jogos em outros âmbitos, para motivar e ensinar os usuários de forma lúdica) e, também, a neurociência como ferramentas poderosas no processo de aquisição de idiomas.

Segundo o co-fundador do projeto, Mário Lustosa, a inteligência artificial pode contribuir e acelerar o processo de aprendizagem de um idioma, já que atualmente as pessoas podem levar anos para aprenderem uma nova língua e, apenas 1% dos brasileiros são fluentes em inglês.

“O objetivo do nosso projeto é ajudar as pessoas a aprenderem inglês de forma mais rápida, utilizando tecnologias como a inteligência artificial, entre outras. Nós temos vários resultados positivos e consistentes, porque testamos em grupos de alunos, alguns utilizando nossa tecnologia e outros com os métodos tradicionais, como grupo controle e atingindo resultados mais rápidos”, disse.

Telescópio de baixo custo

No estande da Fapeam, também foi apresentado o projeto “Montagem um telescópio produzido com materiais de baixo custo”, desenvolvido por estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Santo Antônio, no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE), edital nº 004/2022.

Coordenado pelo professor José Paulo Neto, da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc-AM), o estudo utilizou materiais, entre os quais, canos de PVC (polímero de adição policloreto de vinila) e lentes oculares e objetivas para produção de um telescópio capaz de auxiliar no ensino de Ciências, os conceitos básicos da área de astronomia, de forma lúdica para alunos.

“Trabalhamos com três bolsistas, cada um montou seu próprio telescópio. Os alunos conseguiram associar isso não somente ao ensino da astronomia, que a gente ver muito no 6° ano, na disciplina de Ciências, mas também alguns conceitos de física, como a ótica”, destacou o professor da disciplina de Ciências.

Ações e pesquisas

Pelo segundo ano, a Fapeam participa da ExpoAmazônia BIO&TIC apresentando as ações e pesquisas desenvolvidas com fomento do Governo do Amazonas, por meio da Fundação. Nesta edição, o público tem a oportunidade de conhecer projetos apoiados pela instituição, bem como os investimentos realizados para a área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), assim como as oportunidades para pesquisadores do Amazonas, por meio da divulgação de editais e chamadas públicas ofertadas pela Fundação.

A ExpoAmazônia tem como objetivo discutir, integrar, consolidar e alavancar os polos de Bioeconomia e Digitais da região Amazônica. A Astronomia é a ciência natural que estuda o universo, desde sua formação e desenvolvimento, até os corpos celestes e fenômenos que nele ocorrem.

O evento ocorre no Studio 5 Shopping e Convenções, localizado no Distrito Industrial I, das 14h às 20h, até amanhã, dia 30 de novembro.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *