Advogados amazonenses lideram movimento de apoio a refugiados haitianos no Brasil

Advogados amazonenses lideram movimento de apoio a refugiados haitianos no Brasil

Foto: Divulgação

O terremoto que causou devastação no Haiti em 2010 deixou diversas famílias sem lar e sem condições dignas para viver. Com a crise humanitária no país, muitos haitianos resolveram deixar sua terra natal em busca de reconstruir suas vidas. Nesse contexto, o Brasil surge como alternativa de refúgio para esses moradores.

Os brasileiros advogados do escritório Vieira Camargo Advogados (VC Advogados), estiveram no país para acompanhar de perto a situação. Durante a visita, os especialistas perceberam que a população precisa de muita orientação jurídica e muita ajuda para sair da situação.

De acordo com o gerente administrativo do escritório, Caio Camargo, algumas famílias que conseguiram deixar o Haiti, construíram uma nova vida no Brasil, porém não conseguem trazer seus filhos. Com o passar dos anos, a guerra no Haiti, ficou ainda pior, pois a violência tomou conta do país. Há refugiados que estão em Manaus há mais de 10 anos sem ver seus familiares.

Diante da situação, a Vieira Camargo Advogados protocolou uma medida judicial chamada: Reunião Familiar. “Com essa medida, conseguimos proteção aos habitantes que ainda residem no país, para ter um pouco de segurança, visto que a segurança pública no país não existe mais devido à violência urbana”, explica Dr. Camargo.

A medida facilita o agendamento de vistos, com a possibilidade de os familiares deixarem o Haiti legalmente. Sensibilizados, Vanessa e Caio ajudam e orientam em todo processo junto a Embaixada, para a população obter o visto o mais rápido possível. “O processo legalmente é um pouco lento devido à complexidade do caso. Porém, conseguimos que esses habitantes entrem no Brasil legalmente e possam fazer o processo do nosso país”, pontua o gerente da VC Advogados.

Além de todo problema social que o país vive, em janeiro de 2023, foi necessário seguranças para que os diretores da VC Advogados, Dra. Vanessa e Dr. Caio Camargo desembarcassem no país. “Com possibilidade de sequestros, casos de racismo e até morte, foi preciso todo esse esquema de segurança, para que a gente chegasse na Embaixada do Haiti”, conta a Dra. Segundo os advogados, sequestro, tráfico humano e o de drogas, são crimes frequentes no Haiti, que acabam arrecadando muito dinheiro para os traficantes locais.

No entanto, os advogados relatam que foram muito bem recebidos pela Embaixada Brasileira no país. Em Manaus, cerca de 100 haitianos já receberam orientação jurídica e acompanhamento da VC Advogados. A capital já recebeu mais de 500 refugiados do Haiti de 2010 para cá.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *