13/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Segurança nos rios, calor nas escolas e violência contra a mulher foram pautas na Aleam nesta terça-feira (19)

Publicado em 19 de setembro, 2023

Segurança nos rios, calor nas escolas e violência contra a mulher foram pautas na Aleam nesta terça-feira (19)

Foto: Danilo Mello/Aleam

Na Sessão Plenária, desta terça-feira (19), os deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) trataram de temas diversos, incluindo a segurança nos rios; calor nas escolas públicas estaduais e violência contra a mulher.

Em seu pronunciamento, o deputado Comandante Dan (Podemos) destacou a entrega de embarcações blindadas para policiamento nos rios, entregue pelo governador Wilson Lima na semana passada durante visita à Base Fluvial Arpão 2.

“A iniciativa para o Amazonas é extremamente relevante, precisamos fazer frente a este tipo de prática criminosa para que aqueles que navegam nos rios não sejam incomodados pelos piratas dos rios”, afirmou.

Ainda sobre a área de Segurança Pública, o deputado Wilker Barreto (Cidadania) lembrou que o secretário da pasta estará na Aleam. “O novo secretário de segurança informou que apresentará a esta Casa seu plano de segurança; estratégia e colocações sobre o tema. Ele deve informar o calendário de chamada dos concursados das Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros, pois sem aumento de efetivo é impossível melhorar a Segurança Pública”, afirmou.

O parlamentar também voltou a cobrar um posicionamento da Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas (Seduc) em relação às escolas que estão sem climatização no interior do Amazonas.

“São 88 escolas da rede pública estadual com problemas de climatização que representam quase 17% de toda a rede estadual de ensino. Ao mesmo tempo existe um contrato de quase R$ 30 milhões para manutenção de ar condicionado. Apelo aos colegas deputados para que a gente fiscalize as escolas, a merenda escolar, os contratos de manutenção das escolas. Alunos estudam do lado de fora, levam ventilador. Isso é uma vergonha e a secretária de Educação não dá uma satisfação. Da mesma forma que fiscalizamos os hospitais, temos de fiscalizar as escolas”, apontou Wilker.

Violência contra a mulher

Em seu discurso, a deputada Alessandra Campelo (Podemos) anunciou sobre o Requerimento enviado à Presidência da República; ao Ministério da Justiça e ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para uso de tornozeleira eletrônica no reforço às medidas protetivas de vítimas de violência doméstica.

“Mulheres que têm medida protetiva são perseguidas no trabalho, em casa e na rua, porque, infelizmente só o papel não está resolvendo. Por isso é importante um monitoramento eletrônico 24 horas e acionamento imediato de uma viatura que se desloque em caso de aproximação da vítima”, afirmou.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.