
Foto: Divulgação
No dia 1 de julho de 2023, cooperativas de todo o país unirão forças para promover o bem comum, a solidariedade e o desenvolvimento sustentável para fortalecer o compromisso do cooperativismo com a comunidade. Em Manaus, o Dia de Cooperar será realizado na Arena da Amazônia, com abertura dos portões e início dos atendimentos a partir de 8h.
O Dia de Cooperar é uma iniciativa nacional criada em 2009, que envolve as cooperativas dos sete ramos (Agropecuário, Consumo, Crédito, Infraestrutura, Saúde, Trabalho Produção de bens e Serviços e Transporte), por meio do trabalho voluntário de seus colaboradores e associados, que buscam realizar ações que beneficiem a comunidade e transformem vidas.
No ano passado, mais de 2,2 milhões de pessoas foram beneficiadas com iniciativas transformadoras que ocorreram em 1.643 cidades, localizadas de Norte a Sul do país. Cerca de 99 mil voluntários se empenharam em fazer parte desse movimento. No Amazonas, 5.664 pessoas foram beneficiadas pelas 51 ações desenvolvidas por 17 instituições parceiras e 598 voluntários.
Neste ano, o tema do Dia de C é “Cooperativas pelo Desenvolvimento Sustentável”, conforme definição da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). As cooperativas estarão focadas em projetos e ações que promovam práticas sustentáveis, como a preservação do meio ambiente, o uso consciente dos recursos naturais, a educação e a redução do impacto ambiental.
As ações incluem o acesso a cidadania, com emissão de documentos; campanhas de saúde como vacinação e orientação, atendimentos médicos e odontológicos; apoio a projetos educacionais e culturais adulto e infantil; campanhas de bem-estar como corte de cabelo e esmaltação de unhas; entre outras atividades.
O Dia de C fortalece os laços entre as cooperativas e suas comunidades, além de inspirar outras organizações a adotarem práticas solidárias. Parceiros:
• Cooperativa de trabalho médico – Unimed Manaus
• Uniodonto Manaus – Cooperativa Odontológica Ltda
• Sicredi Vale do Cerrado
• Cooperativa de Crédito da Amazônia – Sicoob Amazônia
• Cooperativa dos Permissionários em Transporte Alternativo, Coletivo e Urbano do Amazonas – Cooptram
• Cooperativa de Trabalho de Artesanato Amazonense – Copamart
• Cooperativa dos Comerciantes da Ponta Negra – COOCPONE
• Cooperativa os Produtores do Ramal Do Banco – COOMPRAB
• Frente Parlamentar do Cooperativismo do Estado do Amazonas – Frencoop/AM
• Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania – Sejusc
• Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo – Setemp
• Secretaria de Estado de Produção Rural – Sepror
• Fundação de Vigilância em Saúde – FVS
• Secretária Municipal de Saúde – Semsa Manaus
• Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação – Semtepi
• Centro de Controle de Zoonoses de Manaus – CCZ
• Centro Universitário Fametro
• Instituto Mãe Amiga
• ONG Bike Anjo
• Anajé Consultoria e Treinamento
• Innovare
• Projeto Mudadores de Rua
Serviço
Ação Social – Celebração do Dia de Cooperar 2023
Dia C em Manaus/AM
Local: Arena da Amazônia
Data: 1 de julho de 2023
Horário da abertura dos portões: 8h
Horário do fechamento dos portões: 12h