06/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Bolsonaro tira AGU de 20 processos judiciais e nomeia advogados particulares

Publicado em 18 de fevereiro, 2023

Bolsonaro tira AGU de 20 processos judiciais e nomeia advogados particulares

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) retirou a Advocacia-Geral da União (AGU) de 20 processos em que ele responde na Justiça e nomeou advogados particulares para o defender. Os processos estão no âmbito do Supremo Tribunal Federal.

De acordo com a AGU, a saída do órgão da condição de representante processual se deu porque existe incompatibilidade entre a representação pela AGU e a representação por advogado privado, conforme portaria da AGU, que proíbe a representação judicial do agente público pela Advocacia-Geral da União e pela Procuradoria-Geral Federal quando se observar “o patrocínio concomitante por advogado privado”.

Dos 20 processos, são 15 petições e 5 inquéritos. Uma dessas investigações contra Bolsonaro é sobre suposta interferência de Bolsonaro na PF, de relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

Outro inquérito que pesa contra Bolsonaro é o que apura o vazamento de dados sigilosos relativos a inquérito conduzido pela Polícia Federal envolvendo as urnas eletrônicas. O inquérito foi instaurado a partir de uma notícia-crime enviada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para investigação das condutas de Bolsonaro, do deputado federal Filipe Barros e do delegado da Polícia Federal Victor Neves Feitosa Campos relacionadas à divulgação desses dados de inquérito sigiloso da PF, por meio de perfis verificados nas redes sociais.

O objetivo do vazamento, segundo o TSE, à época, seria “ampliar a narrativa fraudulenta contra o processo eleitoral, para tumultuar, dificultar, frustrar ou impedir seu pleno funcionamento, atribuindo-lhe, sem quaisquer provas ou indícios, caráter duvidoso sobre a lisura do sistema de votação no Brasil”.

Em outros oito processos, a AGU já deixou de representar o ex-presidente Bolsonaro, pelo fato de ele ter constituído advogado particular. Um dos processos é sobre a ligação de Bolsonaro com o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro. A investigação apura Bolsonaro, Ribeiro e outros dois pastores suspeitos de operar um “balcão de negócios” no MEC e na liberação de verbas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Outros processos são de improbidade administrativa ou cível.

Tags:

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.