25/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Forças Armadas levam mais de 61 toneladas em ajuda humanitária a Yanomamis

Publicado em 01 de fevereiro, 2023

Forças Armadas levam mais de 61 toneladas em ajuda humanitária a Yanomamis

Sob a coordenação do Ministério da Defesa (MD), após 11 dias de missão, as Forças Armadas já viabilizaram a entrega de 61,6 toneladas de mantimentos e medicamentos às comunidades indígenas Yanomami, em Boa Vista (RR). Nesta segunda-feira (30), o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, editou decreto que define novas medidas para o enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e de combate ao garimpo ilegal no território.

A Força Aérea Brasileira (FAB) instalou um hospital de campanha, na capital roraimense, para auxiliar o Ministério da Saúde no apoio à população. Até o momento, foram realizados 250 atendimentos. O hospital conta com uma equipe multidisciplinar de militares médicos, em especialidades como ortopedia, cirurgia geral, pediatria, radiologia, ginecologia e patologia. Dispõe, ainda, de leitos de internação e pode realizar exames laboratoriais. Já foram efetuadas 37 evacuações aeromédicas.

Uma estrutura para o controle do fluxo de aeronaves também foi instalada na região. O Controle por Aproximação visa aumentar a segurança das operações, que conta com aeronaves da Força Aérea e do Exército Brasileiro. Até o momento, a operação já voou mais de 265 horas em apoio às comunidades indígenas.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.