Nasa divulga que encontrou planeta habitável

Reprodução do exoplaneta a TOI 700

Reprodução do exoplaneta a TOI 700. Foto: NASA/JPL-Caltech/Robert Hurt

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa), agência do governo dos Estados Unidos, apresentou a descoberta de um exoplaneta  (planetas que se encontram fora do Sistema Solar, em órbita de outras estrelas) que pode mudar a história da humanidade. Nomeado como TOI 700, o planeta está em uma “zona habitável”, nome que se dá para regiões do universo onde é possível a presença de água líquida em sua superfície, viabilizando a existência de vida.

O planeta foi descoberto pelo satélite TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da Nasa e foi apresentada na terça-feira (10) durante a 241ª reunião da Associação Astronômica Americana, em Seattle, que começou no dia 8 e termina nesta quinta-feira (12).

De acordo com Paul Hertz, diretor da divisão de astrofísica na sede da Nasa, o satélite TESS que encontrou os planetas desse sistema foi projetado e lançado especificamente para encontrar corpos celestes do tamanho da Terra orbitando estrelas próximas. Durante a reunião foi informado que o TOI 700 Tem 95% do tamanho da Terra, provavelmente é rochoso e completa uma órbita a cada 28 dias.

Durante a reunião foi informado também que o planeta está a 100 anos-luz, na constelação Dorado. A partir da descoberta a Nasa agora aprofundará sua pesquisa.