27/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Companhia Ateliê 23 representa o Amazonas em festivais pelo Brasil

Publicado em 17 de novembro, 2022

Foto: Divulgação/Hamyle Nobre

Nesta semana, o Amazonas vai ser representado pelo Ateliê 23 no Festival CéU – Cena Universitária Nacional de Brasília, no Distrito Federal, e no Circuito Penedo de Cinema, em Alagoas. Em temporada com o espetáculo “Cabaré Chinelo”, durante o mês de novembro, no Teatro Gebes Medeiros, a companhia também se prepara para apresentar a nova versão do projeto de dança “Da Silva” em quatro cidades fora do Estado, além de Manaus e Itacoatiara.

“Um festival de cinema, um festival de teatro e a circulação com um festival de dança da Funarte são três linguagens diferentes que vamos rodar o Brasil antes do meio do ano que vem, ano que o Ateliê 23 celebra 10 anos em atividade”, destaca Eric Lima, sócio da companhia ao lado de Taciano Soares.

Eric explica que, entre os dias 18 e 20 deste mês, acontece o Festival de Cinema Brasileiro dentro da programação do Circuito Penedo de Cinema, onde vai ser exibido “A Bela É Poc”, projeto audiovisual lançado pela companhia em 2021.

“Do Amazonas foram selecionados ‘A Bela É Poc’, que é nosso, e ‘Terra Nova’, da Artrupe. Vou junto com a Karol Medeiros para a apresentação dos curtas em um dos maiores circuitos de cinema no País”, afirma o artista.

Brasília

Já Taciano Soares, no mesmo período, é um dos convidados para ser jurado e mediador dos espetáculos no Festival CéU – Cena Universitária Nacional de Brasília. Ele vai ainda ministrar uma oficina sobre bionarrativas cênicas, pesquisa do Ateliê 23 em criar com base em material biográfico e documental, com fatos históricos, de alguém ou de uma situação real.

“Participamos, pela primeira vez, em 2017, com a apresentação da peça ‘Ensaio da Despedida’ e agora voltamos em outra frente. Fomos a primeira companhia de teatro do Amazonas a se apresentar no CéU, e o segundo foi o espetáculo ‘Mocinha’, dos alunos do curso de teatro da Universidade do Estado do Amazonas e do Coletivo Experimental de Teatralidades”, comenta Eric. “Desta vez, também tem apresentação e vai ser do Coletivo Erva Daninha, com ‘O que Acontece no Final’, que tem nosso apoio na produção”.

Foto: Divulgação/Hamyle Nobre

Funarte

Aprovado no Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança 2022, o Ateliê 23 vai apresentar, em março do ano que vem, o espetáculo “Da Silva” em Belo Horizonte, Ouro Preto, Caruaru, Recife, Itacoatiara e Manaus. A obra destaca a figura mulher-mãe em cenas comuns à realidade de boa parte das famílias brasileiras.

“A nova versão do projeto tem novas músicas e novas coreografias”, adianta o artista.

Sobre o Ateliê 23

A companhia que completa uma década em agosto de 2023 tem sede no centro de Manaus desde março de 2015, com 17 espetáculos de teatro e dança no repertório. A partir de 2020, o Ateliê 23 se lança no audiovisual com a obra “Vacas Bravas [online]” e, em 2021, com o projeto “A Bela É Poc”. A principal característica do coletivo é trabalhar com histórias reais, objeto da tese de doutorado “Bionarrativas Cênicas”, defendida por Taciano Soares, na Universidade Federal da Bahia.

Entre obras de sucesso de público e crítica estão “Helena”, selecionado para a mostra a_ponte: cena do teatro universitário do Itaú Cultural e indicado ao Prêmio Brasil Musical; “Da Silva” e “Ensaio de Despedida”, indicados para o projeto Palco Giratório, do Sesc; “Vacas Bravas”, “Persona – Face Um” e “A Bela É Poc”.

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.