Estado vai realizar V Feira do Pirarucu Manejado em Japurá

Estado vai realizar V Feira do Pirarucu Manejado em Japurá

Com o objetivo de incentivar a economia e o turismo em Japurá (a 744 quilômetros de Manaus), a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) vai realizar nos dias 11,12 e 13 de novembro a V Feira do Pirarucu Manejado e Produtos Agrícolas. Com investimento de R$ 200 mil, o evento vai beneficiar mais de 600 famílias de pescadores e agricultores familiar.

A Feira será no Ginásio Poliesportivo José Aluízio Benchimol, no centro do município. Anualmente, Japurá produz em torno de 250 toneladas de pescado. Para a V Feira serão repassadas 15 toneladas para a comercialização nos três dias. O evento também irá vender tambaqui e matrinxã, além de hortaliças.

De acordo com o engenheiro de pesca da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), Renilton dos Santos Solarth, o retorno do festejo, após dois anos, é essencial para aumentar a renda dos agricultores e pescadores do município.

“Essa Feira tem grande importância para o município de Japurá, porque movimenta a cidade e gera oportunidades para os agricultores e pescadores artesanais e familiar, que têm a chance de apresentarem os produtos. A partir deste ano queremos que a Feira fique como agenda de festas e feiras do estado” comentou o engenheiro.

O evento vai acontecer no Ginásio Poliesportivo José Aluízio Benchimol, no centro do município.

O manejo do pirarucu em Japurá começa dia 1º de junho e encerra dia 30 de novembro. Mais de 20 comunidades e três acordos de pesca legalizados junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fazem parte da realização da Feira.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *