Problema em traje de cosmonauta russo força fim de caminhada espacial

Oleg Artemyev estava com quase três horas de caminhada espacial, que tinha duração prevista de seis horas, quando os níveis de voltagem na bateria de seu traje espacial começaram a cair. Foto: Divulgação

Um dos dois cosmonautas que trabalhavam do lado de fora da Estação Espacial Internacional na quarta-feira (17) retornou com segurança à câmara de ar do laboratório depois que um problema elétrico em seu traje espacial forçou o controle de solo de Moscou a encerrar a caminhada espacial de rotina mais cedo, disseram autoridades dos Estados Unidos e da Rússia.

Oleg Artemyev estava com quase três horas de caminhada espacial, que tinha duração prevista de seis horas, quando os níveis de voltagem na bateria de seu traje espacial começaram a cair, levando os controladores de voo em Moscou a ordenar o retorno imediato do cosmonauta à câmara de ar da estação espacial.

“Oleg, largue tudo e volte”, um controlador de voo pediu a Artemyev do controle da missão em Moscou, conforme ouvido em uma transmissão ao vivo do áudio entre espaço e solo. “Largue tudo e comece a voltar imediatamente. Volte e conecte-se à energia da estação.”

Artemyev voltou à câmara de ar e conectou seu traje à energia da estação espacial.

Os controladores de voo russos optaram por encerrar a caminhada espacial mais cedo, já que Denis Matveev – o outro cosmonauta que realizava a caminhada espacial – posicionou o braço robótico que eles estavam atualizando de volta à sua posição correta.

Artemyev “nunca esteve em perigo”, disse o porta-voz da Nasa Rob Navias.

Estação Espacial Internacional

A estação espacial, um laboratório de pesquisa do tamanho de um campo de futebol em órbita baixa na Terra, abriga tripulações internacionais de astronautas há mais de duas décadas, com a Rússia, Estados Unidos, Japão, Canadá e a Agência Espacial Europeia entre os principais usuários do laboratório.

Agência Brasil

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *