TRE-AM dá nome do indigenista Bruno Pereira a Cartório Eleitoral

TRE-AM dá nome do indigenista Bruno Pereira a Cartório Eleitoral

Os desembargadores Jorge Lins e Carla Reis, presidente e vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional eleitoral (TRE-AM), respectivamente, estiveram nesta quinta-feira (11/08) em Atalaia do Norte para conduzir a solenidade de inauguração da placa e fazer a aposição da fotografia de Bruno Pereira, que, de acordo com a Portaria 624, de 7 de julho de 2022, dará nome ao Cartório da 42ª da ZE, instalado no município.

Em reconhecimento à colaboração de Bruno Pereira para a instalação de novas seções eleitorais em áreas do Vale do Javari, em aldeias indígenas, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas decidiu, por unanimidade, homenagear a sua memória, dando ao Cartório da 42ª Zona Eleitoral, que jurisdiciona aquela região, o nome do indigenista.

O desembargador Jorge Lins, ao discursar, exaltou o papel fundamental que Bruno teve para o protagonismo político daquelas comunidades, que outrora estavam à margem da vida política do município e do país, tendo que percorrer enormes distâncias para exercer o direito ao voto, mas com o planejamento e execução da Justiça Eleitoral, orientada pelo profundo conhecimento do indigenista, pode agora contar com 7 seções eleitorais dentro daquela Terra Indígena.

Além do discurso do desembargador presidente, que demonstrou de forma inequívoca a importância desse reconhecimento, Warney Kanamary, representante da União dos Povos do Vale do Javari, Univaja, entoou uma canção em seu idioma natal, em homenagem a Bruno e em agradecimento pelo reconhecimento prestado, momento que emocionou a todos os presentes.

Estiveram ainda presentes Denis Linder Rojas de Paiva, prefeito De Atalaia Do Norte, o vereador Jonas Gossel Meirelles, presidente da Câmara Municipal De Atalaia do Norte, a juíza Jacinta Silva dos Santos, titular da 42ª Zona Eleitoral, Atalaia do Norte, o juiz Edson Rosas Neto, titular da 36ª Zona Eleitoral, Tabatinga, a juíza de Direito Bárbara Folhadela Paulain, a juíza De Direito, Andrea Jane Silva de Medeiros, a juíza De Direito, Dra. Lídia de Abreu Carvalho, a juíza de Direito Luziana Teles Feitosa, o promotor de Justiça Elanderson Lima Duarte, o defensor público Murilo Rodrigues Brenda, o delegado da Polícia Civil Alex Perez Thimoteo, a diretora-geral do TRE-AM, Melissa Lavareda, além de servidores do TRE-AM.

Diversas foram as contribuições de Bruno para que a Justiça Eleitoral amazonense realizasse projetos importantes, principalmente em áreas indígenas. Um dos principais exemplos é sua colaboração para instalação de seções de votação, pois a Justiça Eleitoral teve como base o profundo conhecimento que indigenista possuía em relação ao Vale do Javari.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *