Assassinos do oxigênio, Rotta rejeita coordenação, PL faz convenção separada, a escolha do vice… o Panavueiro está recheado

Assassinos do oxigênio

Assassinos do oxigênio será a primeira questão enfrentada por Wilson Lima em campanha. Não foi fácil a costura com David Almeida (foto) para chegar aos nomes de candidatos a vice-governador e senador

O governador Wilson Lima pretende enfrentar, sem meias palavras, as acusações de responsabilidade nas mortes por falta de oxigênio. Já na convenção do União Brasil e Avante, nesta quinta (04/08), ele vai dar o tom. O discurso promete. Todos os adversários, na corrida pelo Governo do Estado, o acusam disso. Pode sobrar para antigos gestores da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

 

A escolha do vice

Não foi fácil, para o prefeito David Almeida, bater o martelo em torno do nome de Tadeu de Souza, como vice na chapa de Wilson Lima. Mas ele tomou salvaguardas. Garantiu aos quatro concorrentes que quem não fosse escolhido voltaria de imediato à pasta da qual se desincompatibilizou. A coluna Panavueiro antecipou, em 15/07, que Tadeu seria o escolhido.

 

David, o vice

David Almeida definiu, com todas as letras, como resolverá a falta de densidade eleitoral de Tadeu de Souza, nome que indicou como vice: Tadeu ocupa o cargo e ele, David, pede os votos. “O vice sou eu”, resumiu.

 

Shadia

A médica e ex-secretária municipal de Saúde, Shadia Fraxe, chegou a falar como candidata a vice. O marido dela, o deputado estadual Abdala Fraxe, muito próximo do prefeito, trabalhou com afinco pela indicação.

 

Sabbá

O ex-secretário de Limpeza Pública Sabbá Reis, dizem, teria se estranhado com Abdala Fraxe. Achou que o parlamentar jogou muito pesado, nos bastidores, pela chapa da esposa, Shadia.

 

Rotta

O vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, foi convidado e não aceitou coordenar a campanha de Wilson Lima. Também não pretende voltar à Secretaria Municipal de Infraestrutura. Deve se dedicar mais ao trabalho de coordenação política da Prefeitura, ao lado de David Almeida.

 

Senado

Wilson Lima se comprometeu com o presidente Bolsonaro de que apoiará, para o Senado, o coronel da reserva do Exército Alfredo Menezes.

 

Zona Franca

O governador reagiu aos ataques à Zona Franca. Disse que cumprirá o acordo político firmado com Bolsonaro. Mas não concorda com a política econômica do ministro Paulo Guedes, em relação ao modelo. E irá ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra ela.

 

Chico Preto

O ex-vereador Chico Preto ficou sem espaço na disputa do Senado. Deve mesmo disputar a Câmara Federal. David o teria avisado que, ao indicar o vice, ficaria fragilizado para candidatura ao Senado, na chapa do governador. Chico tem até amanhã, data da convenção União Brasil/ Avante, para aceitar concorrer à Câmara.

 

Alfredo ‘chateado’

Alfredo Nascimento, presidente do PL no Amazonas, candidato a deputado federal, queria ser o vice. Jogou com todas as armas para isso. Como não deu, ele retirou a convenção do PL, que seria conjunta com União Brasil e Avante. Alfredo demonstra, com o gesto, que também não apoia Menezes para o Senado. Fará um ato proforma e sem público, como protesto.

 

Debate

A Band realiza, domingo (07/08), às 20h, o primeiro debate entre candidatos ao Governo do Amazonas. Nenhum dos debatedores, porém, poderá pedir voto. A legislação eleitoral definiu que só pode a partir de 16/08.

 

Marqueteiros de Amazonino

Amazonino chamou os marqueteiros, que vieram “de fora”, para cuidar de sua campanha, e os demitiu. Além de o caixa de campanha estar em baixa, o candidato acredita que está mais bem servido com o jornalista Paulo Castro, que assumiu o posto.

 

Marqueteiro de Ricardo Nicolau

O jornalista e publicitário Valdo Garcia foi contratado como marqueteiro da candidatura ao Governo do Estado de Ricardo Nicolau. Já está trabalhando.

 

O vice de Braga

O ex-senador João Pedro deve ser o vice na chapa do senador Eduardo Braga, que concorrerá à sucessão de Wilson Lima. Braga quer aproximar a militância do PT estadual e, com ela, captar a simpatia dos eleitores de Lula. De quem, aliás, João Pedro é muito próximo.

 

Carol Braz e Ciro

O presidenciável Ciro Gomes foi a presença vip na convenção estadual que homologou a candidatura da defensora pública Carol Braz. O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, também participou.

 

Treta no Senado

O senador Omar Aziz, candidato à reeleição, andou fazendo campanha conjunta com Wilson Lima no interior. Nas últimas reuniões com prefeitos, no entanto, tem enfatizado que seu candidato é Braga. Os dois senadores se estranharam durante a CPI da Covid-19.

 

Treta no Senado (2)

O ex-prefeito Arthur Virgílio tem dito, nos encontros de campanha, que a situação da Zona Franca não estaria assim se fosse senador. Quando dividia a bancada amazonense com Jefferson Peres e Gilberto Mestrinho, Arthur parava o Senado e obrigava à revogação de atos que atingissem o modelo.

 

Treta no Psol

O médico indígena Israel Tuyuka e a oficial de justiça Marília Freire foram oficializados pela executiva nacional do Psol como candidatos a governador e vice. O advogado Marcelo Amil, porém, promete brigar na Justiça para ser o indicado.

 

Gilberto e Amazonino

Amazonino pretende combater o dano que seu estado de saúde faz à campanha afirmando que vai governar “com a cabeça e o coração, não com as pernas”. O gesto de colocar a mão na cabeça, para demonstrar capacidade, inteligência e tino administrativo, foi usado anteriormente. Em 1982, na campanha para o Governo, Gilberto enfrentava Josué Filho num debate. O Boto fazia uma campanha de retorno, depois do exílio, navegando nos ventos da redemocratização. Mas não tinha plano de governo. Josué pergunta: “Qual é o seu plano de Governo? Onde ele está escrito, para a gente consultar?”. Gilberto não contou conversa, batendo no meio da testa: “O plano está aqui, ó!”.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *