Tadeu será vice de Wilson, indicado pelo prefeito. Covid-19 de Amazonino e mais, na coluna Panavueiro

Tadeu será vice de Wilson

Tadeu será vice de Wilson e até posou ao lado do governador (centro) e do prefeito de Manaus (esquerda), no Bumbódromo, em Parintins

Tadeu de Souza será vice de Wilson Lima, indicado pelo prefeito David Almeida. Ele é ex-chefe da Casa Civil da Prefeitura de Manaus e procurador do Estado. O anúncio será feito dia 31/07, data do aniversário da falecida mãe de David, Dona Rosa. O prefeito tem dito que a escolha é “a mais difícil da vida”. Veja os desdobramentos da decisão do prefeito da capital.

 

Os outros

Todos os demais candidatos à vaga já estão cientes da decisão do prefeito, embora ela não tenha sido explicitada.

 

Marcos Rotta

O vice-prefeito Marcos Rotta deve ser candidato ao Senado. Mas ele já disse que não criará problema para o prefeito. Topa até não sair candidato.

 

Sabá Reis

O ex-secretário de Limpeza Pública, Sabá Reis, o mais empenhado na candidatura a vice, já articula outros passos. Trabalha para formar chapa com o filho, David Reis, presidente da Câmara Municipal. Sabá deve disputar a Assembleia Legislativa e colocar o filho na disputa da Câmara Federal.

 

Shadia Fraxe

A ex-secretária de Saúde Shadia Hauache Fraxe não topou o caminho que o prefeito traçou para ela, a Câmara Federal. Seria o rumo natural, mas o marido, deputado estadual Abdala Fraxe, vetou. Tudo indica que ela ficará fora da disputa, ajudando Abdala.

 

Razões para o escolhido

As razões para a escolha de David Almeida são conhecidas. Tadeu é um dos integrantes da “Turma do Morro”, amigos de infância do prefeito no bairro Morro da Liberdade. Comandou a Procuradoria Geral do Estado (PGE), na gestão-tampão de cinco meses de David no Governo do Estado. E manteve a lealdade depois disso. Os mais próximos o apontam como “discreto e habilidoso”, na articulação dos bastidores. Tadeu já está circulando com mais desenvoltura, ao lado de David, nas visitas a obras da Prefeitura.

 

Votos

Um argumento contra o escolhido: nunca foi votado e, portanto, não tem votos. A questão é que os votos não são dele. São de David Almeida.

 

2024

David sabe que os passos de agora serão decisivos na candidatura à reeleição, em 2024. A proximidade de Tadeu é uma garantia de que, mesmo vice-governador, ele não esquecerá a origem. Além de ser uma voz de sustentação da aliança de 2022, no Governo Wilson, Tadeu não tentaria um voo de cria enfrentando o criador, concorrendo à Prefeitura.

 

Amazonino e a Covid-19

O também pré-candidato ao Governo do Estado Amazonino Mendes está com Covid-19. Escapou das diversas fases, repousando em casa, mas agora, precisando encarar o corpo-a-corpo da campanha, acabou contraindo a peste. Como a cepa atual é mais branda, mesmo com a idade avançada, 82 anos, e a saúde debilitada, Amazonino está tirando de letra a doença.

 

Abutres

Amazonino até tira onda com os prognósticos negativos. “Estou muito bem, ao contrário do que esses abutres andam falando por aí”.

 

Corrida para o Governo

A corrida para o Governo do Estado permanece estável. Wilson cola em Amazonino. O teto de 30% segura Amazonino. E Eduardo Braga tenta articular alianças para se manter no processo.

 

Lula e Bolsonaro

Lula, por enquanto, só apoia Omar Aziz no Amazonas. Braga tenta, há meses, convencer a cúpula do MDB a desistir de Simone Tebet e apoiar Lula, logo no 1º Turno. O senador amazonense é um dos 12 candidatos a governos estaduais, do MDB, que apoiam o candidato do PT.

 

A ironia do Senado: Menezes ajuda Omar

A disputa para o Senado, no Amazonas, tem um quadro bem definido e uma ironia. Arthur Virgílio lidera na capital e Omar Aziz no interior. Correndo por fora vem o coronel Alfredo Menezes, desconhecido no interior. Ocorre que, com uma oposição cerrada a Omar, os eleitores bolsonaristas não votam no candidato à reeleição. Menezes tira votos de Arthur na capital, onde foi candidato a prefeito, e equilibra a diferença dele para Omar, que sai na frente, graças ao interior. Resultado: por mais que o odeie, Menezes é a garantia de vitória do presidente da CPI da Saúde no Senado. Bolsonaro já sabe disso.

 

Wilson Lima, o azogue

O governador Wilson Lima está enlouquecendo os adversários. Ele cumpre agenda cedo, pela manhã, em Manaus e depois se desloca para o interior. Tem visitado até cinco Municípios num só dia. E ainda encontra tempo para o futevôlei, esporte que tem praticado quase diariamente.

 

Romário

Wilson tem 46 anos. O craque Romário, de 56, sentiu na pele o resultado do treinamento do governador no futevôlei. “Pega leve, governador”, disse, diante da empolgação do novo “parça” numa partida. Romário veio ao Amazonas lançar o “Mais futevôlei nos bairros”, com dez escolinhas espalhadas pela periferia.

 

Manaus Esportiva

O prefeito David Almeida lançou o programa “Manaus Esportiva” e a Fundação Municipal do Esporte. Pretende criar 50 núcleos de esportes e já está iniciando com 17 núcleos.

 

Será?

Será que os governantes do Estado e Prefeitura de Manaus estão começando a entender a importância do esporte?

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *