Metaverso na Indústria 4.0 é tema de live da FPFtech no Instagram

O colaborador Ricardo Moura vai explicar sobre a conexão entre os dois ambientes, nesta quinta-feira, 28/7, às 19h, no perfil @fpf.tech. Foto: Divulgação

O metaverso pode ser definido como uma rede de mundos virtuais, que tenta replicar a realidade, com foco na conexão social, utilizando dispositivos digitais. Para tratar sobre o assunto, a FPFtech, Centro de Pesquisa e Inovação de Manaus, vai realizar nesta quinta-feira, 28/7, às 19h, uma live no seu perfil do Instagram @fpf.tech com o tema “O metaverso na Indústria 4.0”.

O convidado será o colaborador Ricardo Moura, gerente de Projetos, que é formado em engenharia elétrica, com mestrado em Engenharia de Produção e MBA em Innovation and New Business. A conversa será mediada pelo colaborador Rogério Caetano.

“Ambientes virtuais têm se tornado cada vez mais frequentes na internet, num conceito recém-chamado de metaverso. Por outro lado, as tecnologias da Indústria 4.0 são muito importantes para o aumento da competividade das organizações”, explica Ricardo Moura, completando que a palestra irá abordar como esses dois ambientes se conectam e qual é a relação do metaverso na Indústria 4.0.

Realidade virtual

O colaborador da FPFtech cita que a nova tecnologia tem a possibilidade de criar, por exemplo, um ambiente fabril totalmente digital. “Uma empresa que tem fábricas na China e no Brasil, por exemplo, não vai precisar mais mandar um colaborador de lá para cá. Ele poderá fazer a visita apenas colocando um óculos de realidade virtual e acessando esse ambiente”, afirmou.

Especialistas afirmam que, em um futuro próximo, as pessoas estarão nesse “mundo” da internet interagindo como se estivessem “dentro” dela. Ou seja, teremos avatares virtuais que poderão conversar, trabalhar, ter uma vida social com amigos e familiares, e bens materiais em um universo online.

Já no universo corporativo, o uso do metaverso vai desde reuniões interativas (real com virtual) até treinamentos especializados realizados à distância e de maneira totalmente virtual — o que diminuiria e muito os custos de uma empresa.

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