África enfrenta escassez de testes e vacinas para varíola

África enfrenta escassez de testes e vacinas para varíola. Foto: Dado Ruvic / Reuters

A África não tem vacinas para a varíola e os kits de teste estão em falta, disse o diretor interino da principal agência de saúde pública do continente nesta quinta-feira (30).

A varíola dos macacos é uma doença viral que causa sintomas semelhantes aos da gripe e lesões na pele. É endémico em partes de África.

Mais de 40 países onde a varíola não é endêmica relataram surtos da doença viral que se espalha por contato próximo e foi encontrada pela primeira vez em macacos.

“Ambas essas ferramentas são realmente necessárias no continente”, disse Ahmed Ogwell Ouma, dos Centros Africanos de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) da África, em entrevista coletiva.

“A varíola é uma emergência aqui no continente e pedimos a todos os nossos amigos e parceiros que se juntem a nós no controle deste surto”, disse ele.

Ouma também disse que pelo menos nove vacinas diferentes contra o coronavírus estão em desenvolvimento no continente.

OMS

A varíola dos macacos ainda não é uma emergência de saúde global, decidiu a Organização Mundial da Saúde (OMS) no último sábado, embora o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, tenha dito estar profundamente preocupado com o surto.

Sobe para 22 o número de casos de varíola dos macacos no Brasil

A secretaria estadual de saúde de Minas Gerais confirmou, nesta quarta-feira (29), o primeiro caso de varíola dos macacos no estado. O paciente tem histórico de viagem recente para a Europa. Há ainda três casos suspeitos em investigação no estado.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *