Pós-festival: Parintins vive a ressaca da despedida

Pós-festival: Parintins vive a ressaca da despedida

O silêncio dos tambores dos bois Garantido e Caprichoso anunciam a despedida de mais um Festival Folclórico de Parintins. Depois de três dias de disputa na arena do Bumbódromo e da festa da vitória do boi Caprichoso que ontem pintou a cidade de azul e branco, a terça-feira do parintinense ainda é de ressaca, com pouco movimento nas ruas, sem a muvuca dos dias de evento e que antecederam a tradicional apresentação.

Desde a madrugada de domingo, dia 26, último dia de festival, o regresso das aeronaves com seus voos fretados no aeroporto e dezenas de embarcações já levavam para seus destinos de origem centenas de turistas.

Com o final da festa, a imagem mais comum é de dezenas de visitantes vestidos de azul, de vermelho, com mochilas nas costas, conduzindo malas nas mãos ou em triciclos em direção ao porto e locais de saídas das lanchas. Aqueles que ainda não deixaram a cidade se apressam em busca de vagas.

A alta nos preços das passagens aéreas nessa temporada bovina acabou por transformar as lanchas e os barcos em opções preferidas dos viajantes. Os barcos de recreio fazem viagens consecutivas até Manaus para conduzir os turistas.

Na área da rua Faria Neto, próximo ao Bar do Coroa, as embarcações particulares que lotavam o local, também partiram, depois de muita animação. A orla não ficou completamente lotada como nos anos anteriores, em razão de vários pontos interditados pela queda de barrancos.

Toda a animação, o gás, a vibração da chegada à cidade e da festa da vitória que até esta madrugada ainda tomavam conta das ruas, agora dão lugar ao cansaço, ao sono, à voz rouca e a saudade na despedida da Ilha Tupinambarana.

“Eu estou feliz, dei sorte pro Caprichoso, fui na Marujada e vou voltar ano que vem”, disse a estudante de odontologia Liandra Araújo.

Na despedida, Lino Marques não abandonou a camisa do Garantido e levou de lembranças alguns colares e cocares como peças para recordar o festival. “Fiquei triste com a derrota do meu boi, mas ano que vem tem mais”, confirmou o brincante do bumbá.

Por Peta Cid

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *