Caprichoso é campeão do 55º Festival de Parintins, com choro de presidente

Caprichoso é campeão

Caprichoso é campeão do maior Festival Folclórico de Parintins de todos os tempos. Foto: Marcos Santos

Foi um alívio. Nem os torcedores do Garantido acreditavam que podia ser diferente e as notas dos jurados confirmaram: Caprichoso é o campeão do 55º Festival Folclórico de Parintins. Foram 1.259,3 pontos contra 1.258,5 do Garantido.

A vitória, na primeira noite, foi por apenas 0,5 ponto: 419,7 contra 419,2. Na segunda noite, a diferença aumentou para 0,8: 419,7 contra 419,3. E, finalmente, na terceira noite, o Caprichoso perdeu por um décimo: 419.9 contra 420 do Garantido. No quesito Galeras, os dois bumbás empataram com 60 pontos cada.

O resultado, anunciado no Bumbódromo, veio num turbilhão de emoções, como sempre, mas cercado de ineditismos. O Garantido assistiu à despedida de todos os três levantadores que defenderam o item na arena, antes mesmo do final. Sebastião Jr., David Assayag e Edilson Santana, nessa ordem, deram adeus ao vermelho e branco. Depois vieram integrantes da Direção Geral de Espetáculo (DGE), como Allan Rodrigues, professor da Ufam, representante do bumbá na transmissão oficial e autor do roteiro do chamado “boi de arena”.

“Enterrei meu pai, há duas semanas, e tive que sair do cemitério para o galpão do Caprichoso. Foi muita luta”, disse, aos prantos, o presidente do Caprichoso, advogado Jender Lobato, após a última nota.

 

Descarte

É importante lembrar que o regulamento prevê três jurados para cada bloco de julgamento. São três blocos e nove jurados no total. A menor nota é descartada e somente as outras duas entram no cômputo final.

O Garantido venceu o último Festival, em 2019, antes da pandemia de coronavírus. O Caprichoso perdeu o levantador de toadas, David Assayag, para o rival. E acabou consagrando o jovem Patrick Araújo, 23 anos, que enfrentou, sem se intimidar, David na primeira noite, Edilson na segunda e Sebastião na terceira.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *