Junho Violeta: Saúde alerta para violência silenciosa contra a pessoa idosa

A conscientização e a denúncia são as principais formas de combater a violência contra o idoso. Foto: Divulgação

Em alusão ao mês de sensibilização sobre violência contra a pessoa idosa, Junho Violeta, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou palestra, nesta sexta-feira (24/6), para alertar para a prática silenciosa, os tipos de violência e a importância de identificar e denunciar abusos contra esse público.

A presidente do Conselho Estadual do Idoso, Kennya Brito, ressalta a importância em conscientizar e identificar os tipos de violência: física, psicológica, econômica, sexual ou por meio do abandono e negligência à pessoa idosa.

“É uma violência silenciosa porque muitas vezes o idoso não se reconhece vítima e o agressor também não reconhece que está praticando algum tipo de violência. E essas situações ocorrem dentro das nossas relações familiares, no trabalho. A gente precisa identificar que além da violência física, aquela que deixa marca, nós temos uma violência psicológica, que traz um desfecho muito grave para saúde mental, violência patrimonial e financeira, temos um grande número de pessoas idosas em situação de superendividamento”, explica.

De acordo com a presidente do conselho, a conscientização e a denúncia são as principais formas de combater a violência contra o idoso. “No nosso estado temos uma rede de proteção que atua muito bem. Temos uma delegacia especializada em crimes contra pessoas idosas, que trabalha só com violência doméstica/familiar, e todas as outras delegacias gerais também aptas a receber qualquer tipo de denúncia. Lembrando que violência também é omissão”, diz Kennya.

Saiba como denunciar

Para denúncias junto à Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI), em Manaus, basta entrar em contato por meio do (92) 3214-5800, ou usar outros canais como os disque-denúncias 100 e 181. A DECCI está localizada na rua do Comércio, 270, bairro Parque Dez, zona centro-sul da capital. As demais delegacias de polícia do estado também podem registrar Boletim de Ocorrência por crimes contra a pessoa idosa.

Programação

Além da palestra, a SES-AM ofertou ação de saúde e bem-estar, com orientação nutricional e a prática de auriculoterapia, aos servidores maiores de 60 anos da sede da pasta.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *