Mortes de Dom e Bruno devem ser investigadas de modo independente, diz deputado norte-americano

Foto: Reprodução Twitter

Nesta quinta-feira (16), o deputado democrata Raúl Grijalva, integrante do Congresso dos Estados Unidos, pediu que as mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips sejam investigadas de modo independente. Tal procedimento serviria inclusive para esclarecer as ações que foram tomadas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) após o desaparecimento de ambos, no último dia 5, no Vale do Javari.

Grijalva disse que “os autores destes assassinatos horríveis” devem ser responsabilizados pela Justiça brasileira.

O deputado também considerou a perda de Dom e Bruno “uma notícia devastadora para a comunidade internacional, para o jornalismo e os direitos indígenas no Brasil e ao redor do mundo”.

Bruno Pereira e Dom Phillips desapareceram no Vale do Javari, no Amazonas, quando faziam o trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte, no dia 5 deste mês.

Nesta quarta-feira (15), foram encontrados restos mortais durante as buscas que foram realizadas com a presença do pescador Amarildo da Costa Pereira, conhecido como “Pelado”. Ele confessou a participação no desaparecimento e indicou o local onde os corpos foram enterrados.

Hoje à tarde, o avião da Polícia Federal que transportou os restos mortais pousou no Aeroporto de Brasília. O material será periciado pelo Instituto Nacional de Criminalística, para confirmação das identidades.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *