Aluno da Prefeitura de Manaus é premiado em concurso nacional de robótica

Vinícius dos Santos criou uma luva que mexe os dedos utilizando papelão, alumínio, fios, barbante, baterias, entre outros materiais. Foto: Divulgação/Eliton Santos/Semed

Com o projeto “Five S Mão Robótica”, o estudante da Prefeitura de Manaus Vinícius dos Santos, matriculado na Escola Municipal Lucila Freitas, localizada no bairro Colônia Santo Antônio, zona Norte, foi premiado no concurso nacional “Programa Educativo Cultural Artístico Robótica nas Escolas”. A ação contou com a participação de cinco capitais do Brasil. A premiação ocorreu nesta sexta-feira, 29/4, pelo YouTube, no canal do programa, com a participação de professores e alunos.

Vinícius criou uma luva que mexe os dedos utilizando papelão, alumínio, fios, barbante, baterias, entre outros. Com mais de 400 curtidas e pontuando a nota 8.8, o aluno conquistou o primeiro lugar em Manaus e ganhou um tablet. Para ele, a criação da mão foi bem difícil, mas ficou muito feliz com a conquista e agradeceu o apoio de todos.

“O objetivo da luva é encostar um dedo de alumínio no outro e isso foi bem difícil, demorou bastante até um encostar no outro. Estou muito feliz com o meu prêmio, vou usar muito e vou me inscrever sempre em concursos”, disse o campeão.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) participou do concurso com aproximadamente 300 alunos de 6 a 14 anos, de 14 escolas. O chefe da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte, Daniel Laborda, participou da cerimônia e falou do incentivo recebido do prefeito de Manaus, David Almeida, e da secretária de Educação, professora Dulce Almeida, aos projetos de robótica desenvolvidos pela rede municipal de educação e que as escolas municipais estão no mesmo nível das privadas.

Foto: Divulgação/Eliton Santos/Semed

“O futuro está ligado à questão eletrônica, à robótica, e quando você começa a envolver a comunidade, se abre uma gama de oportunidades para essas crianças. Essa interação, entre escola e comunidade, é um direcionamento do prefeito David e da secretária Dulce. Desenvolvemos nas nossas unidades projetos de robótica de ponta, pois, nossas escolas estão no mesmo nível das privadas”, destacou Daniel.

O programa é patrocinado pela Whirlpool Corporation, em parceria com a Ecotransforma Produções Artísticas e a NTICS Projetos, e busca mobilizar uma prática pedagógica que incentive a criatividade, por meio do reaproveitamento de materiais e contato com circuitos eletrônicos, propondo soluções locais à comunidade, ao passo que estimula a percepção dos estudantes sobre um problema social, que é a questão do lixo.

O concurso premiou um aluno de cada cidade participante, entre elas, Curitiba (PR), Joinville (SC), Rio Claro (SP) e São Paulo (SP). Os melhores protótipos foram selecionados e seguiram para uma votação popular nas redes sociais da NTICS Projetos, no qual os trabalhos mais curtidos ficariam em primeiro lugar.

Oficinas

As oficinas iniciaram em março, com aulas no contraturno no período da manhã, às terças e quintas-feiras, com uma turma de 24 alunos. Para a professora Lilian Gomes é muito importante promover esse tipo de ação com os alunos, que mexe com a imaginação e a criatividade de cada um.

“Quando que eles imaginariam construir com material que iria para o lixo, uma luva que mexeria os dedos? Trabalhar com esse material é algo desafiador e principalmente para mim, que também precisei aprender muito com eles. Estou emocionada com a conquista do Vinícius, ele tem um grande futuro pela frente”, disse a professora.

Apoio

Para desenvolver as oficinas, as escolas contaram com o apoio da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed, por meio do projeto Clube de Letramento e Linguagem de Programação e Robótica Procurumim. De acordo com a formadora do Procurumim, Regiane Rocha, o clube cria parcerias para que os projetos de robóticas aconteçam nas escolas.

“Nosso papel é buscar parcerias que patrocinem programas educativos como esse de robótica sustentável nas escolas. Esses projetos transformam o meio ambiente e também a vida. Nossos alunos são inovadores e usam da criatividade como protagonismo, e oferecer uma educação de qualidade é o objetivo de toda secretaria”, enfatizou Regiane.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *