
Seleção reúne oportunidades para operadores e multiplicadores que atuarão na operação de urnas e transmissão de dados em Manaus e no interior. (Foto: Reprodução)
Amazonas – O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), em parceria com a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do IFAM (Faepi), está com inscrições abertas para dois processos seletivos simplificados que oferecem 658 vagas temporárias para apoio operacional às Eleições Gerais de 2026. Os interessados podem se inscrever até quarta-feira (19).
Os profissionais selecionados atuarão em atividades relacionadas à operação das urnas eletrônicas e à transmissão de dados eleitorais, principalmente nos municípios do interior do Amazonas.
A seleção é resultado do Convênio nº 01/2026, firmado entre o TRE-AM e a Faepi em 10 de agosto. As contratações serão feitas pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), por meio de contratos por prazo determinado.
As oportunidades estão divididas em dois editais, conforme a função:
Para a função de multiplicador, a remuneração é de R$ 2.666,30. As vagas contemplam os municípios de Manaus, Coari, Manacapuru, Itacoatiara, Parintins e São Gabriel da Cachoeira.
Já os contratados para a função de operador receberão R$ 1.687,58 por mês.
Em ambas as funções, o pagamento será proporcional ao período efetivamente trabalhado. Os contratados também terão direito aos benefícios previstos na legislação trabalhista, incluindo auxílio-transporte, auxílio-alimentação e diárias em casos de deslocamento.
Os candidatos precisam concluir uma capacitação on-line oferecida pelo TRE-AM, de acordo com a função escolhida.
Para as atividades de transmissão de dados, é necessário concluir o curso “Organização da Justiça Eleitoral – Dia ‘E’ – Tecnologias Eleitorais – Transmissão e Totalização de votos – Turma 1/26”.
Para as funções relacionadas à operação das urnas, o curso exigido é “Eleições 2026 – Operadores de Urna”.
Entre os requisitos gerais estão ter 18 anos ou mais, ensino médio completo, conhecimentos básicos de informática e residência no município para o qual o candidato se inscreveu.
Para a função de Operador de Transmissão, também é necessário ter disponibilidade para viajar.
Os candidatos devem consultar o edital correspondente antes de realizar a inscrição para verificar todos os requisitos e critérios da seleção.
O resultado final está previsto para ser divulgado pela Faepi em 22 de agosto. A convocação dos aprovados deve começar a partir de 24 de agosto, conforme o cargo.
Seleção: Apoio operacional às Eleições 2026
Total: 658 vagas
Inscrições: até 19 de agosto
Multiplicadores: 45 vagas – Edital nº 083/2026
Operadores: 613 vagas – Edital nº 084/2026
Os editais, anexos e demais informações estão disponíveis no portal da Faepi.
Veja mais notícias em Geral