David Almeida conversa com candidatos ao Governo e mira Câmara e Assembleia, mas está tudo bem com Wilson Lima

David Almeida conversa

David Almeida conversa, estremece bastidores, mas, como se vê na foto, está tudo bem entre ele e o governador Wilson Lima. Foto: Lucas Silva/ Agecom

O prefeito de Manaus, David Almeida, provocou rebuliço nos bastidores políticos do Amazonas. Primeiro deu a entender que pode sair candidato a governador. Depois revelou que conversou com o senador Eduardo Braga e está agendado para conversar esta semana com Amazonino Mendes, os dois candidatos ao Governo do Estado. Tudo parecia sinalizar estremecimento entre ele e o governador Wilson Lima, candidato à reeleição. Nesta segunda (28/03), David e Wilson se encontraram, em evento no Ramal do Pau-Rosa, na BR-174 (Manaus-Boa Vista) e tomaram café em clima pra lá de amistoso, pondo fim ao climão.

“Fui convidado a disputar o Governo do Estado. É pesquisa, é convite, mas tenho compromisso com Manaus. Não vou sair brigando com ninguém, mas apoiar quem me ajuda. E quem primeiro estendeu a mão para Manaus foi o governador”, discursou. Wilson aproveitou para atacar Braga, que isolou a Prefeitura dirigida por Serafim Corrêa, inviabilizando a reeleição do mesmo.

David caminha para adotar uma postura de “árbitro”, nas eleições de governador e senador deste ano. Ele tem dito que o comportamento vai depender das conversas que está tendo. O foco será em eleger três deputados federais e o máximo possível de estaduais, conforme tem segredado a amigos.

As articulações de David incluem, além das conversas com candidatos ao governo, prefeitos do interior. O objetivo é “ouvir propostas”, segundo tem dito, e buscar apoio para seus candidatos.

O partido dele, o Avante, está fora da União Brasil, pela qual o governador do Estado disputará a reeleição. Formada pelo Partido Social Liberal (PSL) e o Democratas (DEM), o prefeito tem um braço na formação. É que o presidente da federação no Amazonas é Pauderney Avelino, também presidente do DEM e, até esta segunda, secretário municipal de Educação. Ele está sendo substituído na Semed pela irmã do prefeito, Dulce Almeida, nesta data.

 

Encontro ‘casual’

David Almeida conversa

David Almeida conversa e encontra prefeitos do interior. Na foto ele faz selfie com Augusto Ferraz, de Iranduba (esquerda), Chico do Belo, de Anamã (atrás) e Glênio Seixas, de Barreirinha.

Não faltou café da manhã na agenda lotada de David. Além de Wilson Lima, mais cedo, esta segunda (28/03), ele encontrou “casualmente” três prefeitos. Augusto Ferraz (Iranduba), Chico do Belo (Anamã) e Glênio Seixas (Barreirinha) posaram para selfie emoldurando o alcaide de Manaus. Os três estão em Manaus porque participaram do ato de filiação em massa de Wilson Lima, sábado (26/03).

Tudo indica, em resumo, que o prefeito de Manaus quer estabelecer uma espécie de “pax manauara”: passar o período da eleição com tranquilidade para tocar a Prefeitura e sem críticas, mesmo de opositores, como Braga e Amazonino, durante o pleito. Disso vai depender o tamanho do empenho na candidatura de Wilson Lima.

Quanto à eleição para o Senado, David nada tem dito, nem tem sido alvo dos pré-candidatos. Adiantou, apenas, que “não passará em branco”.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *