26/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Banco Central admite que inflação vai estourar a meta pelo 2° ano consecutivo

Publicado em 24 de março, 2022

Banco Central admite que inflação vai estourar a meta pelo 2° ano consecutivo

No Relatório de Inflação, divulgado nesta quinta-feira (24/3), o Banco Central (BC) elevou de 4,7% para 7,1% a estimativa de inflação para o ano de 2022, calculada com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O relatório apresenta estimativas de inflação para as taxas de juros e câmbio em 2023.

O documento mostra que o cenário externo prospectivo prossegue com elevado grau de incerteza. Apesar da nova variante Ômicron da covid-19 ter tido impacto econômico menor que o esperado, o aumento das tensões geopolíticas no leste da Europa traz um fator de risco importante ao cenário para a atividade global, a estabilidade financeira e principalmente a inflação.

O relatório também diz que haverá uma trajetória de queda nos preços do barril de petróleo até o fim deste ano. As taxas de inflação ao consumidor nesses países devem continuar pressionadas pela renovada alta dos preços de commodities, elevação dos custos de transporte internacional e rupturas nas cadeias de oferta de insumos.,

O relatório afirma ainda que nas economias emergentes do leste europeu, o cenário para inflação se tornou mais desafiador e altamente incerto, com possibilidade de aceleração expressiva dos preços nos próximos trimestres. Com isso, a estimativa de inflação para 2022 é de 6,3%.

O BC calcula que, pelo segundo ano seguido, a meta deve ser superada, estourando cerca de 88% a 97%.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.