Laguardia: o encantador vilarejo da Rioja, na Espanha

Laguardia: o encantador vilarejo da Rioja, na Espanha

Considerado um dos pueblos mais belos da Espanha, Laguardia é a localidade mais importante da Rioja Alavesa, a zona produtora de vinhos La Rioja que fica na província de Álava, no País Basco. Localizada no alto de uma pequena colina, permite uma bela panorâmica dos vinhedos e dos picos esbranquiçados da serra Cantábria.

Laguardia nasceu com a construção de um castelo no século X, cuja finalidade era a guarda e defesa do então Reino de Navarra, acossado por cristãos e muçulmanos. Em muitas ocasiões, a fortaleza serviu como residência real dos soberanos navarros e permaneceu de pé até 1875, quando foi derrubada. O povoado ainda é cercado por uma muralha levantada no século XIII, com 5 portas de acesso ao interior da vila medieval.

Não é permitida a circulação de carros no interior da cidade, mas ao redor dela há locais para estacionamento. Com um centro histórico medieval bem conservado, Laguardia é daquelas cidadezinhas que você curte percorrendo suas ruelas, visitando lojas e apreciando a bela arquitetura.

Na calle Mayor, em extremos opostos, encontram-se as igrejas de San Juan, que mistura vários estilos arquitetônicos, e de Santa María de los Reyes, o principal monumento da cidade, construída a partir do séc. XII. O estilo original é o românico e nela se destaca o impressionante portal gótico, um dos poucos dessa época que conservam a policromia original. Para visitar o pórtico e a igreja é preciso pagar uma taxa e há horários marcados. Ao lado, fica a Torre Abacial, de origem militar construída no século XIII, que hoje funciona como campanário da igreja.

Outro lugar que merece uma visita é a Plaza del Gaitero, onde está exposto um conjunto de esculturas em bronze denominado “Viajeros”, do artista Koko Rico.

Para ler a matéria completa clique na foto abaixo ou acesse o portal de turismo Amazonas e Mais.

Laguardia: o que fazer em um dos vilarejos mais belos da Rioja, na Espanha

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *