24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

‘Não é momento para aglomeração desta ordem’, diz Doria sobre Carnaval

Publicado em 06 de janeiro, 2022

‘Não é momento para aglomeração desta ordem’, diz Doria sobre Carnaval

A avaliação do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e de seu Comitê Científico é de que não se mostra recomendável, neste momento, autorizar a realização do Carnaval de rua e o desfile de escolas de samba no Sambódromo. Entretanto, a decisão caberá às prefeituras do estado, que têm a competência para definir esse tipo de evento.

“A decisão sobre o Carnaval cabe às prefeituras, mas não é o momento para aglomerações desta ordem, portanto a recomendação é evitar que isso aconteça”, afirmou Doria sobre a folia de rua. A capital paulista vai definir nessa quinta-feira (6/1) se vai ou não realizar desfile de blocos nas ruas, e em que condições.

O coordenador do Comitê Científico, João Gabbardo, afirmou que seria possível um evento em local fechado, desde que seja exigida a vacinação contra a Covid-19, uso de máscaras e testagens, mas ainda assim haveria grandes riscos de contaminação.

“Já Carnaval de rua, esse não temos como fazer o controle, fica liberada a participação de todos, não tem como acompanhar se está vacinado, isso neste momento é impensável nestas condições. E mesmo o Carnaval, o desfile, porque para as pessoas chegarem aos locais de desfile, elas vão se aglomerar no transporte coletivo, vai haver aglomeração na entrada, na saída. Isso sempre é um risco, e neste momento é um risco muito alto”, afirmou.

Doria

O médico infectologista e professor da Faculdade de Medicina da USP Esper Kallas, que também participa do comitê, disse que a presença da variante Ômicron acende um alerta para aglomerações.

“A gente está ainda aprendendo, o que vem acontecendo em outros países pode servir de exemplo para nós, principalmente na África do Sul. Cada vez a gente está mais próximo do Carnaval e precisar o que vai acontecer lá com uma onda tão explosiva é imprevisível, porque a gente pode estar numa onda de disseminação bastante intensa”, disse.

Já o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou que ainda há “um período muito longo” até 26 de fevereiro, quando se inicia o Carnaval, e que muita coisa pode mudar até lá.

“É natural que nesta aglomeração festiva as pessoas acabem não utilizando de máscara, que a retirem para cantar, beber, isso sem dúvida gera maior risco de disseminação. Pensar em qualquer condição que acumule pessoas nas ruas é preocupante. Quando vamos olhar os cenários controlados, é exigência de vacinação mas também de testagem. Se isso acontecer, vamos ser anuentes, caso contrário, não sugerimos que isso aconteça”, opinou.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.