BOMBA Comandante da PM vira vice de Róbson, em Coari, após surpreender com pedido de exoneração

BOMBA Comandante da PM

BOMBA Comandante da PM, na foto de preto, ao lado de Róbson Tiradentes, de branco, pediu exoneração do cargo para ser candidato a vice-prefeito em Coari

O coronel Ayrton Ferreira Norte, comandante da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), pediu exoneração do cargo, neste sábado (30/10). E apareceu na convenção do candidato Róbson Tiradentes (PSC), em Coari, na condição de candidato a vice-prefeito na chapa.

Foi uma grande surpresa. O comando da PM deverá ficar com o até então subcomandante, coronel Jerry Andrade de Menezes. “Ele será interino até o fim da eleição. Se der errado, o coronel Norte volta ao posto”, disse uma fonte do governo.

 

Aliança

Norte foi, durante muitos anos, comandante do Batalhão da PM em Coari. A presença dele na chapa de Tiradentes representa a confirmação da aliança do governador Wilson Lima. “Norte é o titular absoluto da PM e da mais absoluta confiança do governador”, disse outra fonte.

Foi uma surpresa até para os coronéis mais antigos da PM. Norte era comandante e cuidava de familiar, doente, e depois já apareceu candidato a vice-prefeito.

A eleição em Coari, que teve convenções neste sábado, será realizada no dia 5 de dezembro. É turno único, porque o Município tem menos de 200 mil habitantes.

O pleito se destina a preencher os três anos de mandato que restariam ao prefeito eleito de Coari, em 2020, Adail Filho. Por ter sucedido o pai, Adail Pinheiro, disputado e ganhado a reeleição, Adailzinho foi cassado pela Justiça Eleitoral. A sentença foi confirmada do TRE-AM ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ordenou a realização do pleito. Exerceria o terceiro mandato no núcleo familiar, o que é vedado pela legislação.

O clã dos Pinheiro, que tem também a deputada estadual mais votada do pleito de 2016, Mayara Pinheiro, é presença forte no poder coariense.

A Prefeitura tem sido administrada pela tia de Adail Pinheiro, a presidente da Câmara Municipal Maria Ducirene da Cruz Menezes, que usa o nome político de Dulce Menezes, 48 anos. Ela acumula acusações de ter empregado parentes e buscar a contratação inexplicável de frota de carros.

A família continua na disputa da Prefeitura. Keitton Pinheiro, primo de Adail Filho e sobrinho de Adail Pinheiro, é o candidato do clã. Ele foi vice-prefeito de Adailzinho, em 2020, não tendo sido atingido pela cassação do mandato.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *