
Vários ocupantes do barco pareciam ter sofrido agressão física na Líbia. Foto: Divulgação
Um barco com 539 pessoas a bordo – de acordo com contagem da guarda costeira italiana – foi encontrada à deriva neste sábado (28), perto da costa da Itália, em frente à ilha de Lampedusa. Os ocupantes são migrantes da Líbia que estão em busca de uma nova vida na Europa.
Na embarcação havia inclusive mulheres e crianças. Muitos dos ocupantes estavam sentadas nas laterais do barco, com as pernas penduradas para fora.
De acordo com uma médica da ONG humanitária Médicos Sem Fronteiras, vários dos ocupantes pareciam ter sofrido agressão física na Líbia.
A ilha de Lampedusa possui um acampamento de refugiados e migrantes que, originalmente, deveria abrigar 300 pessoas, mas, atualmente, há cinco vezes esse número. Muitos correm o risco de ser deportados de volta ao país de origem, já que vêm de nações que não se qualificam para o pedido de asilo.