24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Prefeitura entrega a praça Belmiro Vianez totalmente revitalizada

Publicado em 15 de agosto, 2021

O prefeito David Almeida anunciou que a praça Belmiro Vianez receberá aos domingos o projeto “Faixa Liberada”, coordenado pela Semjel. Foto: Divulgação/João Viana/Semcom

O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou na manhã deste domingo (15) a praça Belmiro Vianez, conhecida como “Avenida do Samba”, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste, totalmente revitalizada. Durante a solenidade, o prefeito anunciou que o espaço receberá aos domingos o projeto “Faixa Liberada”, coordenado pela Subsecretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

“Uma praça revitalizada, pintada, iluminada e limpa, que a partir de hoje estará à disposição da população toda as quintas-feiras e domingos. Nós vamos colocar uma estrutura para que as pessoas venham se exercitar, assim incentivamos a transversalidade da saúde através do esporte. Esses espaços públicos ao ar livre estão recebendo melhorias e readequações em suas estruturas, para que possamos levar mais qualidade de vida para o povo de nossa cidade”, disse o prefeito, que aproveitou as primeiras horas da manhã para praticar atividades físicas no local.

A revitalização da praça faz parte da estratégia da atual gestão da prefeitura de devolver espaços públicos ao ar livre que garantam mais qualidade de vida à população. No local, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) realizou a recomposição asfáltica da via com a aplicação de 20 toneladas de asfalto ao longo de toda a pista no entorno do igarapé, em pontos que apresentavam desgaste, e reestruturou o piso do estacionamento ao lado dos galpões das escolas de samba.

Foto: Divulgação/João Viana/Semcom

Canteiro central

Além das ações de infraestrutura, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) percorreu toda a extensão da avenida, executando serviços como poda de árvores, capinação e pintura do canteiro central da avenida.

“Esse é um dos espaços mais bonitos que têm em Manaus, só precisava ser bem cuidado. Quando a prefeitura do David faz isso, cuida, a resposta é a presença das pessoas prestigiando a cidade. Dia de quinta-feira, já existe uma programação de aula de zumba com o professor Hudson do Carrapicho, que é uma grife nessa atividade. E, hoje, o prefeito fez a entrega da pista liberada, que funcionará aos domingos com atrativos para toda as famílias”, comentou o titular da Semulsp, Sabá Reis, ressaltando que futuramente o espaço também será uma oportunidade de geração de emprego e renda aos manauaras.

Foto: Divulgação/João Viana/Semcom

Homenagem

O nome da praça é uma homenagem ao jornalista esportivo Belmiro Vianez, já falecido. Para o filho do homenageado, o empresário Belmiro Vianez Filho, ver o espaço totalmente revitalizado foi um presente da prefeitura para toda a família e, principalmente, para a cidade.

“Esse momento me traz muita emoção, porque me faz revisitar a memória de um homem muito amado e que amava essa cidade. Eu tenho muito a agradecer essa lembrança do prefeito David e do secretário Sabá Reis. Esses são homens que gostam de gente e que homenageiam as pessoas que fizeram alguma coisa por essa terra”, disse Belmiro Filho.

Foto: Divulgação/João Viana/Semcom

Frequentadores

Com a avenida recuperada, o projeto “Faixa Liberada” acontecerá todas as quintas-feiras, das 17h às 21h, e aos domingos, de 6h às 12h. Para os frequentadores do espaço, a praça e toda a avenida liberada são uma nova opção de lazer e de estímulo à prática esportiva.

“A avenida está toda reformada, limpa e organizada. Aqui é um lugar próximo de casa onde eu e minha família costumamos caminhar. Agora, com a faixa liberada nesse espaço, todos nós vamos ganhar muito, porque teremos acesso a diversas atividades físicas, além de momentos de lazer em família, com segurança e conforto”, disse o vendedor Denilson Oliveira.

Para a professora Francisca Barcelar, devido à pandemia da Covid-19, eventos como esse marcam um novo ciclo para a população. “É fato que as práticas esportivas salvam vidas. Então, um momento como esse é para se aproveitar”, ressaltou.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.