03/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Ato contra o governo Bolsonaro será realizado neste sábado (19/6), em Manaus

Publicado em 18 de junho, 2021

 

Foto: Divulgação

A exemplo de outras cidades do Brasil, neste sábado (19/06), organizações sociais, movimentos populares, fóruns e entidades da classe trabalhadora pública e privada de Manaus estarão unidos em um grande ato nacional contra o governo Bolsonaro. Na capital, a manifestação acontece a partir das 15h, tendo como ponto de partida a Praça da Saudade. Os organizadores prometem superar o protesto do dia 29 de maio, que levou milhares de pessoas às ruas de todo o país.

De acordo com os organizadores, a ideia do Dia Nacional de Lutas #19J é demonstrar o descontentamento e indignação da população mais afetada com a negligência e descaso do presidente em relação às medidas de combate aos efeitos da pandemia no país, bem como às atitudes que só acentuaram o racismo, o machismo, as desigualdades sociais e o fascismo.

Os organizadores do protesto destacam que não é mais possível calar diante das crises política, sanitária e ambiental aprofundadas nesta gestão. O chefe de estado insiste em banalizar as medidas de proteção contra a Covid- 19, que matou quase meio milhão de brasileiros e contaminou outras 18 milhões de pessoas até o momento.

“E é nesse cenário de pandemia, desemprego e morte, que Bolsonaro pretende destruir os serviços públicos essenciais com a aprovação da Reforma Administrativa. A proposta vai provocar o caos na vida da população com privatizações, ingerência política e retorno das ‘rachadinhas’ no serviço público, com o loteamento de cargos”, afirma Luiz Cláudio Correa, presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho e Justiça Federal (SitraAM/RR), e um dos organizadores do #19J.

Nos atos ocorridos no dia 29 de maio, foi possível realizar as manifestações obedecendo às regras de segurança contra a Covid, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social, e dessa vez não será diferente. Ao longo de toda a semana aconteceram plenárias com o objetivo de mobilizar e detalhar a organização do ato, que orienta a participação apenas de pessoas fora dos grupos de risco e conscientes das regras de segurança.

O Dia Nacional de Luta #9J pede auxílio emergencial digno até o fim da pandemia, luta contra o corte de verbas na educação, as ameaças à Zona Franca de Manaus (ZFM), o corte de verbas aos municípios do AM, por vacinação rápida e efetiva para todos, pela valorização do serviço público e pelo afastamento do presidente.

 

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.