
Mariana Castilho Miss Amazonas, posando entre Juliana Malveira, atual Miss Brasil da franquia, e Hans Weiser, eleito Mister Amazonas
Mariana Castilho, 23 anos, 1m70 e 59kg, é a Miss Amazonas. A escolha aconteceu num evento fechado, no Tropical Executive, para apenas 60 convidados, na noite de quarta-feira (16/12). “Fui aclamada, abracei o título e estou muito honrada”, disse Mariana. Ela recebeu a coroa, ao lado de Hans Weiser, aclamado Mister Amazonas, das mãos de Juliana Malveira, Miss Amazonas e Miss Brasil 2019.
“Vamos agora para o concurso nacional. Cada Estado apresenta um Mister e uma Miss. Haverá um concurso online e os três melhores colocados fazem a final, que acontecerá em Manaus”, revela Mariana. O organizador do concurso no Amazonas é Panda Meireles. O vencedor e a vencedora da etapa nacional participarão do Miss Universo, em abril 2021.

Mariana foi aclamada em cerimônia realizada quarta (16/12) à noite
A franquia se chama @missemisteramazonas_oficial.
O concurso Miss Amazonas tradicional, que era organizado pelo jornalista Lucius Gonçalves, na Band, não aconteceu em 2020. A pandemia provocou o cancelamento do certame. Lorena Alencar é a última Miss Amazonas eleita, em 2019. Os promotores, Polishop e TV Band, desistiram da promoção. Os contratos, em todos os Estados, que duram cinco anos, ainda não foram renovados.
“Não temos organizador do Miss Amazonas, até que sejam feitas as nomeações, em todos os Estados. Os organizadores não credenciaram ninguém, em 2020, porque, devido à pandemia, o concurso não aconteceu. Passei a noite e o dia explicando que não tenho nada a ver com esse concurso”, explica Lucius.
O concurso no qual Mariana foi aclamada, que tem como atual Miss Brasil e Miss Universo Juliana Malveira, é uma franquia internacional. Foi adquirida por um empresário chinês.
“Por conta da pandemia ocorreram muitas mudanças. Nosso evento foi muito fechado. Não houve concurso, mas aclamação. Agora vamos para o concurso nacional e esperar pela votação dos amazonenses”, disse Mariana.
Os concursos de beleza, representados pelo Miss Brasil tradicional, atingiram o ápice, no Amazonas, quando Terezinha Morango, de São Paulo de Olivença (AM), ganhou o Miss Brasil. Ela participou da etapa internacional, em Long Beach, Califórnia (EUA), ficando em 2º lugar, atrás da peruana Gladys Zender.
Uma Miss Brasil do Amazonas só se repetiu em 2018, com Mayra Dias, nascida em Nova Olinda e criada em Itacoatiara. Ela hoje é a primeira-dama de Parintins, casada com o prefeito reeleito Bi Garcia.
Veja mais notícias em Geral