Roberto Cidade é presidente da Assembleia, entre golpes, acusações graves e acordo em torno do TCE-AM

Roberto Cidade

Roberto Cidade primeiro pediu apoio de Wilson Lima e depois comandou rebelião contra governador, para se eleger presidente. Foto: Evandro Seixas

O deputado estadual de primeiro mandato Roberto Cidade (PV) é o novo presidente da Assembleia Legislativa. Ele foi eleito com 16 votos, contra oito da chapa concorrente, encabeçada por Belarmino Lins (PP). Foi uma rebelião contra o governador Wilson Lima.

“Roberto implorou pelo apoio do governador, por conta dos contratos milionários que tem no Governo do Estado”, disse Alessandra Campelo.

Foi um dia tumultuado no Poder Legislativo Estadual. O cargo, que coloca o ocupante em terceiro lugar na hierarquia do Governo do Amazonas, começou a ser disputado cedo. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Delegado Péricles, convocou uma reunião às pressas. Entre convocação, reunião, apresentação e aprovação de Proposta de Emenda Constitucional (PEC), antecipando as eleições, ele levou apenas três minutos. A eleição deveria ocorrer dia 17/12.

 

Acusação grave

Roberto Cidade esteve, até na véspera, buscando o apoio de Wilson. “Ele ofereceu R$ 200 mil por voto”, disse a deputada Joana D’Arc, uma das mais ferrenhas defensoras do governador. A acusação é grave e constitui, para um ou para outro, crime de falta de decoro parlamentar.

Wilker Barreto ainda chegou a questioná-la, pedindo que retirasse a acusação, mas ela manteve, dizendo que sabia o que estava dizendo.

 

Josué vice

Josué Neto, atual presidente, entrou na composição da chapa de Cidade como 1º vice. Como? Segundo os bastidores da eleição, garantindo apoio do presidente para ocupar a vaga do pai, Josué Filho, no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). Josué Filho completa 75 anos em abril de 2021. A vaga é da Aleam.

 

As chapas

As composições das chapas mostram um Raio-X do parlamento amazonense. Belão não conseguiu sequer preencher todos os cargos, ficando de fora os de 3º secretário e ouvidor.

Chapa Roberto Cidade, presidente

Josué Neto, 1º vice

Dra Mayara, 2º vice

Adjuto Afonso 3º vice

Delegado Péricles, secretário-geral

Álvaro Campelo, 1º secretário

Sinésio Campos, 2º secretário

Fausto Jr, 3º secretário

Corregedora, Terezinha Ruiz

Ouvidor, Felipe Souza

 

Chapa Belão, presidente

1º vice Abdala Fraxe

2º vice, Cabo Maciel

3º vice, Saullo Viana

Secretário-geral, Dr Gomes

1º secretário, Joana D’Arc

2º secretário, Augusto Ferraz

Corregedor, Alessandra Campelo

Não tem terceiro secretário nem ouvidor

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *