Pirarucu gigantesco é capturado na Ilha de Mameloca. Veja vídeos da captura e chegada ao mercado

Pirarucu gigantesco é capturado

Pirarucu gigantesco é capturado em Japurá-AM. Veja vídeos do momento da captura de outro exemplar e da chegada do gigante ao porto

Um pirarucu, pesando 240kg, foi capturado na reserva da Ilha de Mameloca, em Japurá (AM). O Município fica a 744 quilômetros de Manaus, em linha reta. O peixe, com cerca de três metros de comprimento, foi adquirido pelo empresário Lindoso, do frigorífico LC. Ele disse que a carne seria “distribuída à merenda escolar”.

A ilha de Mameloca é parte de acordo da comunidade Altamira, regulamentado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), através da Instrução Normativa Nº 5, de 15/12/2014. O documento “reconhece o Acordo de Pesca e estabelece regras para o manejo dos ambientes aquáticos, beneficiando cerca de 30 famílias e 50 pescadores”.

A ilha tem também a Associacao Comunitaria Agroextrativista, Manejo e Conservação da Ilha da Mameloca (Acamcim). Essa associação foi aberta em 01/06/2016 e é matriz do tipo Associação Privada, situada em Japurá. Sua atividade econômica principal é “defesa de direitos sociais”.

O manejo na comunidade teve apoio do sistema Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror), através da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa). A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Associação comunitários da Ilha da Mameloca também participaram da despesca.

A captura do pirarucu, fora dos ambientes de manejo, é proibida.

 

Vídeos

Os vídeos que o portal exibe, a seguir, foram feitos por trabalhadores do porto e pescadores. Eles contém palavrões e imprecisões, que devem ser relevados pela euforia dos momentos.

Há passagens hilárias, como quando um dos “narradores” afirma que para transportar o pirarucu seria necessário “um navio da Nasa”. Ele queria dizer “um navio da Enasa”, Empresa de Navegação da Amazônia S.A., dona de grandes navios que cruzaram a região.

Em um deles, o caboclo retira um pirarucu, que não é o mesmo exibido na chegada ao porto. Trata-se de um espécime de 110kg. Ele usa conjunto de malhadeiras, para evitar que o peixe escape pulando.

Depois, embora cansado, o pirarurucu precisa ser abatido ou escapará da pequena canoa do caboclo. A embarcação precisa ser pequena para que o pescador chegue aos locais de pequeno calado ou no meio do igapó, onde o pirarucu se esconde.

Veja primeiro o vídeo da captura de um pirarucu, numa reserva:

Depois veja a chegada do pirarucu gigantesco ao porto e retirada do barco:

Veja também
2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jonh Richard da Lopes disse:

    Japurá