Mais de 300 Carteiras de Identidade Nacional são entregues nos PACs de Manaus

Mais de 300 Carteiras de Identidade Nacional são entregues nos PACs de Manaus

As entregas foram realizadas nos PACs, com apoio da Sejusc, como uma forma de facilitar o acesso do cidadão ao novo documento (Foto: Carlos Soares/SSP-AM)

“Eu fiquei feliz porque durante a semana eu estava sem tempo de pegar o documento e agora eu estou com ele nas mãos“. A frase é do militar do Exército Jorge Castro, de 22 anos. O jovem foi um dos mais de 300 cidadãos que estiveram na manhã deste sábado (27/04) nos Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) de Manaus para receber a Carteira de Identidade Nacional (CIN), entregue durante o mutirão realizado pelo Governo do Amazonas.

Os atendimentos foram iniciados às 8h e em cerca de quatro horas 338 CINs foram entregues aos respectivos donos. A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) com apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Foi por meio dessa iniciativa que o militar do Exército Jorge Castro conseguiu receber sua identidade. Ele agradeceu a alternativa dada pelo Governo do Estado para que o cidadão pudesse receber seu documento. “Eu achei que ia demorar, mas foi super rápido. Eu sou militar e quase não tenho tempo. A equipe está de parabéns”, falou.

Quem também aprovou a iniciativa foi a aposentada Nilce Frazão, 70. Ela destacou a importância de ter o documento e ressaltou sobre os cuidados que se deve ter com a identidade. “A gente tem que ter cuidado com nossos documentos. Eu tenho 70 anos e olha como está a minha identidade antiga. Tá bem conservada e agora eu já tenho a nova porque sem documentos a gente não é nada”, destacou a aposentada.

Acompanhamento

Durante toda a manhã, o diretor do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), órgão vinculado à SSP-AM e responsável pela emissão das CINs, esteve nos PACs para acompanhar os atendimentos. De acordo com ele a ação foi exitosa, uma vez que o Governo do Estado conseguiu proporcionar novos mecanismos para que o cidadão tenha acesso ao documento.

“Constatamos que mais de 17 mil Carteiras estavam aguardando (por seus donos) nos PACs, então decidimos abrir a oportunidade para que as pessoas pudessem vir, em um sábado, buscar seu documento e ter em mãos acesso a mais cidadania”, afirmou Mahatma.

O diretor destacou ainda que o cidadão que já recebeu a Carteira de Identidade Nacional também pode ter o documento em versão digital. Para isso ele deve cadastrar sua conta no aplicativo GOV.BR do Governo Federal e seguir os passos para baixar a CIN Digital, que tem a mesma validade que o documento físico.

Entregas

O diretor do IIACM, Mahatma Porto, ressaltou que quem consultou e identificou que o documento já está pronto pode se dirigir ao PAC onde foi atendido e realizar a retirada durante a semana, entre 8h e 16h. Para retirar o documento o próprio cidadão deve comparecer e, em caso de adolescentes e crianças, o responsável legal pode receber a CIN.

Para ter certeza que o documento está pronto o cidadão pode acompanhar todo o processo por meio site em que realizou o agendamento (https://amcin.e-instituto.com.br/Vsoft.iDSPS.Agendamento/Atendimento). A consulta é disponibilizada a partir do número de protocolo de atendimento ou pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF).

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