17/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Relatório de impeachment é lido em plenário e votação será na quinta

Publicado em 04 de agosto, 2020

O relatório de impeachment foi lido em plenário nesta terça. Foto: Danilo Mello/Aleam

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) abriu a Sessão Plenária desta terça-feira (4/8) com a leitura do parecer da Comissão Especial formada para analisar as denúncias de crimes de responsabilidade supostamente praticados pelo governador Wilson Lima (PSC) e vice-governador, Carlos Almeida Filho (PTB). De acordo com informações da Casa, a votação ocorrerá na próxima quinta-feira (6/8).

O presidente Josué Neto (PRTB), que reassumiu a condução das reuniões após acidente sofrido no dia 26 de julho, pediu que o deputado Abdala Fraxe (Podemos) realizasse a leitura do expediente, que incluía o parecer de autoria do deputado Dr. Gomes. A leitura no Plenário Ruy Araújo, para ciência de todos os parlamentares, faz parte dos ritos do processo de possível impeachment do governador e vice.

“Não há justa causa para instalação de processo de impeachment”, concluiu o relator, no parecer apresentado aos deputados. O texto já foi apresentado e aprovado, por 10 votos a 1, em reunião realizada pela Comissão Especial na sexta-feira (31).

Conforme os ritos, com a leitura em plenário nesta terça-feira, a votação que decidirá pelo arquivamento, ou não, das denúncias, será realizada após 48h da leitura, ou seja, quinta-feira (6/8).

Governador e vice inocentados

A comissão que analisa o pedido de impeachment aprovou, na última sexta (31/7), por maioria, o parecer que pediu o arquivamento do processo apresentado pelo Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam). O pedido de arquivamento foi feito na quinta passada, 30 de julho, pelo relator da comissão, deputado estadual Dr. Gomes (PSC).

Na sexta, votaram favoráveis ao relatório os deputados Adjuto Afonso (PDT), Alessandra Campêlo (MDB), Belarmino Lins (PP), Cabo Maciel (PL), Carlinhos Bessa (PV), Dr. Gomes (PSC), Joana Darc (PL), Roberto Cidade (PV), Saullo Vianna (PTB) e Therezinha Ruiz (PSDB).
O deputado Wilker Barreto (Podemos) votou contra o parecer apresentado. Os parlamentares Delegado Péricles (PSL), Fausto Jr. (PRTB), Felipe Souza (Patriota) e João Luiz (Republicanos) se abstiveram.

Há outros pedidos de impeachment do governador e do vice, mas a votação pelo arquivamento desse processo demonstra que governador recuperou força política na Aleam.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.