Plano da Seduc indica que volta às aulas será gradual, escalonada e com ensino híbrido no AM

Nesta quinta, o secretário de Educação em exercício, Luis Fabian Barbosa, apresentou a proposta do plano de retorno ao Sinteam e à Aleam. Foto: Ricardo Machado/Divulgação

As aulas da rede estadual do Amazonas continuam sem data definida para retorno. Mas, nesta quinta-feira (23/7), a Secretaria de Educação adiantou alguns detalhes de como deverá ser a volta dos alunos. O ‘Plano de Retorno às Atividades Presenciais’ da Seduc indica que  retomada das aulas presenciais no estado será gradual, escalonada e com ensino híbrido – com atividades presenciais e remotas.

O secretário de Estado de Educação em exercício, Luis Fabian Barbosa, apresentou, nesta quinta, a proposta do plano de retorno aos representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) e da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Durante o encontro, foram apresentadas as propostas pedagógicas e dos protocolos de saúde que devem conduzir o funcionamento das escolas da rede estadual.

Além da presidente do Sinteam, Ana Cristina Rodrigues, a reunião contou com a participação dos deputados estaduais Therezinha Ruiz (PSDB) e Sinésio Campos (PT), presidente e vice-presidente da Comissão de Educação da Aleam. “É importante este diálogo para que as entidades de Educação do Amazonas deem suas sugestões e saibam do trabalho que está sendo feito”, destacou Therezinha Ruiz.

Na reunião, o secretário de Educação pontuou os eixos que nortearam a construção do documento. São eles: Pedagógico, Protocolos de Saúde, Atenção à Família e à Saúde Socioemocional e Inteligência em Gestão. Após a fase de apresentação e incorporação das propostas das reuniões com as entidades representativas, o plano será apresentado à imprensa e à comunidade escolar.

“É um documento que possui a mão de diversos atores da Educação e que começou a ser traçado ainda em abril, logo que as aulas presenciais foram suspensas e o ‘Aula em Casa’ instituído. Mesmo não tendo data definida para esse retorno, é importante ressaltar que ele ocorrerá de maneira responsável e, principalmente, segura para toda a comunidade escolar”, acrescentou Luis Fabian.

A reunião contou com a participação da presidente do Sinteam, Ana Cristina Rodrigues, e dos deputados estaduais Therezinha Ruiz (PSDB) e Sinésio Campos (PT), presidente e vice-presidente da Comissão de Educação da Aleam. Foto: Ricardo Machado/Divulgação

Sinteam

A presidente do Sinteam, Ana Cristina Rodrigues, afirmou que vai aguardar a proposta final da secretaria para apresentar à categoria todos os pontos. “Nós, com certeza, vamos apresentar todos os pontos para podermos fazer essa avaliação ao lado da categoria”, explicou.

Gestão Pedagógica

No eixo Pedagógico, foram apresentadas as propostas de avaliações que serão aplicadas aos alunos da rede estadual no momento do retorno às aulas presenciais. Os exames têm como objetivo verificar, diagnosticar e recuperar, caso seja necessário, a aprendizagem dos estudantes que acompanharam as transmissões do ‘Aula em Casa’.

Além disso, também foram apresentadas as propostas para busca ativa de estudantes, reorganização do calendário, repriorização curricular e ações pedagógicas com foco na recuperação da aprendizagem.

Protocolos de Saúde

Pelo documento da Secretaria de Educação, o ‘Aula em Casa’ será, inclusive, um pilar importante no retorno às atividades presenciais, que se dará de maneira gradual e escalonada, utilizando-se de um ensino híbrido (atividades presenciais e remotas).

A Seduc adiantou que as turmas serão divididas em blocos (A e B) e, enquanto um grupo estiver na escola, o outro estará em casa, acompanhando os conteúdos do ensino remoto. A metodologia consiste na adoção do modelo híbrido e escalonado mantendo sempre um grupo de alunos em casa.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *