Menezes deixa Suframa e vai para Secretaria Nacional de Meio Ambiente. Conheça o general que assume

Menezes deixa Suframa

Menezes deixa Suframa e cederá lugar para o general Algacir Polsin (foto), hoje no comando de Operações do CMA

O coronel Alfredo Menezes perde o posto de superintendente da Suframa. O cargo será ocupado pelo ex-chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar da Amazônia (CCop/CMA), general de brigada Algacir Antônio Polsin. “A troca é técnica. Não tem nada de político”, disse a fonte do portal, em Brasília.

A troca será efetivada, no Diário Oficial da União (DOU), nos próximos dias. Polsin está na reserva desde julho de 2019. Não há data certa, nem foi confirmada cerimônia de posse. Haverá uma transição entre os dois militares.

 

Secretaria Nacional do Meio Ambiente

Menezes, porém, não ficará no relento. Ele deve ocupar a Secretaria Nacional de Meio Ambiente, ligada ao Ministério do Meio Ambiente, cuja sede será em Manaus. “A pasta ainda vai ser criada. Enquanto isso, o coronel vai trabalhar na transição”, disse a fonte.

O general Algacir Polsin ocupa um cargo que já foi do quase ex-superintendente no CMA. Menezes, quando coronel da ativa, chefiou as operações do comando.

 

Posse complicada e asfaltamento do distrito em xeque

A posse de Alfredo Menezes foi complicada. Desde o princípio, a bancada federal, que detinha o “direito” de nomear o superintendente, fez oposição. Foram meses, antes de o presidente Jair Bolsonaro, padrinho de casamento do coronel, efetivá-lo no cargo.

Bolsonaro prestigiou o superintendente, presidindo a primeira reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), sob o comando de Menezes. Até melhorou a aprovação do Processo Produtivo Básico (PPB), um gargalo histórico no órgão.

A demissão, “por questões técnicas”, é uma surpresa para quem via fotos seguidas de Alfredo Menezes ao lado do presidente. O coronel chegou a assumir uma espécie de “chefia informal” do governo federal no Amazonas. Isso enciumou cada vez mais os políticos da bancada federal.

A galinha dos ovos de ouro da administração dele na Suframa, o asfaltamento do Distrito Industrial, trombou de frente com o período de chuvas e a pandemia de coronavírus. Isso impediu a conclusão dos serviços, ficando várias ruas pendentes de asfaltamento.

A dúvida é se Polsin na Suframa, como general operacional, dará continuidade à parceria com a Prefeitura de Manaus. O prefeito Arthur Virgílio se tornou, no auge da pandemia, um dos inimigos mais efetivos de Bolsonaro. Chega a afirmar que ele é o maior aliado do coronacvírus.

Aguarda-se os próximos capítulos.

Menezes deixa Suframa

Menezes colecionou fotografias mostrando intimidade com o presidente Bolsonaro

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fabio Huss disse:

    Gen Polsin já está na reserva do Exército desde Julho de 2019. Atual Chefe do CCop/CMA é o Gen Omar.

    RESPOSTA
    Corrigimos a informação. Obrigado.