Coronel Alfredo Menezes confirmado na Suframa, após queda de braço com políticos

Coronel Alfredo Menezes confirmado na Suframa

Coronel Alfredo Menezes (direita) confirmado na Suframa, após resistir ao lobby de políticos. Ele esteve quinta, em Brasília, ao lado do vice-governador Carlos Almeida, com o vice-presidente Mourão (centro)

O coronel da reserva do Exército Brasileiro Alfredo Alexandre de Menezes Júnior é novo superintendente da Zona Franca de Manaus. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (15/02). Ele enfrentou resistência dos grupos políticos que dominam o órgão, mas foi confirmado pelo presidente Jair Bolsonaro.

A mesma edição do DOU traz a destituição do superintendente Appio da Silva Tolentino.

Menezes, que é mestre em administração e doutor em planejamento, se afasta da gerência regional da Poupex Associação de Poupança e Empréstimo. Trata-se de financeira com foco no quadro de pessoal do Exército. O coronel tirou o órgão no Estado dos últimos lugares no ranking nacional e colocá-lo nos 10 primeiros do País.

O senador Omar Aziz, o deputado federal Silas Câmara e o ex-deputado Pauderney Avelino resistiram à nomeação. Pauderney tentava ser ele próprio nomeado superintendente. A reivindicação ficou mais forte após o partido dele, o Democratas (DEM), confirmar Rodrigo Maia na presidência da Câmara Federal.

A volta do presidente Bolsonaro, após semanas de internação, serviu para por fim ao lobby e confirmar Menezes. Ele serviu com os generais vice-presidente Hamilton Mourão, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, e o secretário nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo. Os três estão entre os principais assessores de Bolsonaro.

O coronel Menezes serviu em missões da Organização das Nações Unidas (ONU) em Angola e da Organização dos Estados Americanos (OEA) na África.

 

Superintendentes adjuntos

A expectativa agora é pela confirmação dos superintendentes adjuntos da Suframa. Marcelo Pereira e Igrejas Lopes eram tidos como certos para continuarem nos cargos. A pressão política dos últimos dias, porém, pode ter mudado essa determinação do novo superintendente. Marcelo é ligado a Silas Câmara e Igrejas a Pauderney.

Ainda não há data para a posse de Alfredo Menezes na Suframa. “Não quero nada muito formal. Quero é trabalhar”, disse o novo superintendente. Ele já participou de diversos atos em Brasília, sendo citado como superintendente. Uma das autoridades que o citaram foi o secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), Carlos Alexandre Costa. A Sepec, ligada ao superministério da Economia, do ministro Paulo Guedes, é o órgão ao qual a Suframa está subordinada.

Quinta (15/02), Alfredo Menezes acompanhou o vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida, em audiência com o vice-presidente Hamilton Mourão. Acumulando o cargo de secretário estadual de Saúde, Almeida foi pedir ajuda para superar a crise no setor.

Coronel Alfredo Menezes confirmado na Suframa

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *