21/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

FVS-AM confirma 2° caso de Coronavírus e vice-reitor da Ufam testa negativo

Publicado em 18 de março, 2020

Em live nesta quarta, diretora-presidente da FVS confirmou o segundo caso de Coronavírus no Amazonas. Foto: Reprodução

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) confirmou, nesta quarta-feira (18), o segundo caso de coronavírus no Amazonas. Trata-se do diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Amazonas, o biólogo Sérgio Luís Bessa Luz, 55 anos. O órgão informou, ainda, que o teste do vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), médico Jacob Cohen, deu negativo no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM). Cohen testou positivo no laboratório da Fiocruz, considerado centro de referência por instituições brasileiras e estrangeiras.

Um dos casos confirmados pela FVS é o da mulher que saiu de Londres, Inglaterra, e chegou a Manaus no dia 11 deste mês. Ela já saiu do período de transmissibilidade, segundo a fundação. Isso quer dizer que a mulher está curada da doença.

O segundo caso confirmado é o do diretor da Fiocruz. Ele chegou da Espanha no domingo (15/3), foi para um isolamento epidemiológico, fez o exame e confirmou o diagnóstico.

“O resultado dele confirmou o resultado laboratorial da Fiocruz. Ontem, pela manhã, Lacen processou essa amostra e confirmou que, realmente, é um caso positivo. Esse paciente encontra-se muito bem. Está em isolamento social, domiciliar, separado da família, cumprindo todos os rigores de isolamento desde que ele retornou da Espanha. Portanto, ele não teve contato com ninguém para quem ele tenha transmitido esse vírus”, destacou a diretora-presidente da FVS, Rosemary Costa Pinto, nesta quarta.

Sérgio Bessa teria pego o vírus em uma viagem à Espanha. Foto: Divulgação

Desde 29 de fevereiro até a ontem (terça-feira, 17), o Amazonas tem 44 casos suspeitos da doença. Desses, 39 foram descartados, 3 estão em avaliação 2 casos foram confirmados no Estado até esta quarta-feira. “Nesse momento, nós não temos nenhum caso no interior e não temos nenhum caso grave, nenhum um caso internado pelo Novo Coronavírus. Nós apenas temos apenas o monitoramento do último caso positivo, que está em em isolamento domiciliar”, informou a diretora-presidente da FVS.

De acordo com o titular da Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam), autoridades de saúde de outros países afirmam que a única medida mais eficaz contra a pandemia é permanecer em casa, para interromper a cadeia de transmissão do Coronavírus. “Isso não quer dizer que esse tempo você pode usar para circular na cidade. A gente convida a todos que fiquem em casa”, disse o secretário de Saúde do Estado, Rodrigo Tobias.

Durante a live desta quarta, Rosemary voltou a recomendar que as famílias mantenham os idosos em casa.

Vice-reitor da Ufam

Em entrevista exclusiva ao Portal, o vice-reitor da Ufam, médico Jacob Cohen, informou que contraiu o Coronavírus. “Estava com colegas norte-americanos, paulistas e canadenses, num grupo de 25 pessoas, operando no interior. Em seguida viajei a São Paulo onde participei de congresso de Oftalmologia (Simpósio de Ofaltomologia – Simasp)”, contou.

Na entrevista, ele afirmou que estava superando o espectro de transmissibilidade do vírus. O exame que atestou o Coronavírus foi realizado na segunda-feira (16/03), pela Fiocruz, e deu positivo fraco. “Os médicos acham que estou saindo do período da transmissibilidade”, disse.

Em nota, a Ufam confirmou que ele testou positivo. “Ele apresenta quadro brando da doença, estando de quarentena domiciliar, devidamente orientado pelos especialistas que lhe atenderam e evoluindo bem”, diz parte do texto da instituição.

Nesta quarta-feira, a diretora-presidente da FVS tranquilizou as pessoas que mantiveram contato com Cohen. “O caso dele é negativo. Portanto, a gente quer tranquilizar os pacientes que entraram em contato com ele, no sentido de que o resultado oficial liberado pelo Lacen é de ele é negativo”, disse Rosemary.

Vice-reitor médico da Ufam, Jacob Cohen (à direita, ao lado do reitor Sylvio Puga). Foto: Divulgação

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.