Parintins tenta salvar Festival controlando aeroporto e portos. Passageiros de Washington e Portugal monitorados

Parintins tenta salvar Festival

Parintins tenta salvar Festival controlando chegada de visitantes e restringindo eventos com mais de 100 pessoas. Orla fluvial da cidade fica lotada durante a festa

A Prefeitura de Parintins adota, a partir desta segunda (16/03), uma série de medidas contra o Coronavírus, tentando salvar o Festival Folclórico. “Estamos restringindo eventos acima de 100 pessoas. Vamos trabalhar em conjunto com Ministério Público, Judiciário, padres e pastores. Teremos que fechar bares e restaurantes, para proteger a população”, disse o prefeito Bi Garcia.

As medidas devem ser anunciadas oficialmente no fim da manhã desta segunda (16/03), mas já estão sendo implementadas. Uma fiscalização rigorosa está em curso, nos portos e no aeroporto, com resultados. “Desceram em Parintins, de avião, passageiros vindos de Washington (EUA), Portugal e São Paulo. O de Portugal entrou em quarentena e está sob vigilância”, revela o prefeito.

Os médicos de Parintins, com base em informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), estimam que a cidade precisará de dez respiradores. “Temos apenas quatro. Cada um custa R$ 40 mil. Vamos comprar os outros seis, com urgência, caso estejam disponíveis no mercado”, disse Bi.

 

Ação conjunta

A presença de representantes do Ministério Público e do Judiciário, na discussão e tomada de decisões, é fundamental. “Parintins é uma cidade que respira festa. Mas é hora de restringir eventos com mais de 100 pessoas, como pede a OMS. E também precisaremos fechar bares e restaurantes, pelo menos nas próximas semanas. Estamos convocando padres e bispos porque as igrejas são importantes na conscientização. Trabalhando todos juntos, a gente evita mal-entendidos”, disse o prefeito.

 

Ingressos esgotados

O 55ª Festival Folclórico de Parintins vendeu todos os ingressos. “Teremos 35% de estrangeiros na festa. É o maior índice de todos os tempos”, disse o empresário Valdo Garcia, da Amazonbest, responsável pela venda.

A companhia aérea norte-americana American Airlines programou dois voos com foco no Festival de Parintins. Cada um deverá trazer 100 funcionários de multinacional.

A American, porém, acaba de cancelar os voos na rota Miami-Manaus, sem previsão de retorno.

“O Festival de Parintins é fundamental, do ponto de vista econômico, artístico e cultural, para o Município e o Amazonas. Vamos fazer o possível para mantê-lo, embora dependamos da curva viral no resto do País”, disse Bi Garcia.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *