07/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Beneficente apela a Bolsonaro para combater fila da morte no SUS, atendendo pacientes renais crônicos do Amazonas

Publicado em 23 de julho, 2019

Beneficente apela a Bolsonaro

Beneficente apela a Bolsonaro porque tem unidade pronta para zerar a trágica “fila da morte” dos pacientes que precisam de hemodiálise

O Hospital Beneficente Portuguesa do Amazonas, na avenida Joaquim Nabuco, luta para entrar no Sistema Único de Saúde (SUS). Criou unidade capaz de atender 50 pacientes de hemodiálise e está disposta a combater a chamada “fila da morte”. O Amazonas tem cerca de 200 pacientes renais crônicos, que, sem esse procedimento, vivem entrando e saindo de UTIs. Muitos já morreram e outros entraram na fila tráfica. O problema é que, mesmo com tudo pronto, a Beneficente não consegue transpor as barreiras burocráticas.

“Só nos resta apelar para o presidente, na visita a Manaus, quinta (25/07). Vamos tentar mostrar para ele nossas instalações. São vidas que podem ser salvas”, disse um dos médicos da Beneficente.

O hospital garante que consegue atender os 50 pacientes a cada hora e meia. “O expediente vai de 7h às 19h, de segunda a sábado. Os pacientes precisam de três procedimentos por semana. Um grupo vai segunda, quarta e sexta e outro terça, quinta e sábado. A gente zera a fila da morte, que existe há muito tempo no Amazonas”, disse o médico.

Preço de SUS

Os preços oferecidos pela Beneficente são os do SUS. Hemodiálises feitas em hospitais particulares, onde estão as filas, são bem mais caros.

A ideia dos dirigentes da Beneficente é que Bolsonaro interfira na burocracia e coloque a unidade de hemodiálise para funcionar. “Está tudo pronto. Vencidas as etapas burocráticas, a gente começa no outro dia”, disse o médico. “Temos plena confiança de que, ele vendo o que preparamos, autorizará a inserção no SUS”, disse.

Trata-se do Serviço de Nefrologia da Sociedade Portuguesa do Amazonas Professor Yassunari Ishida (Senepam). Veja vídeo desta terça (23/07), na Beneficente, mostrando as modernas instalações de hemodiálise do hospital:

[KGVID]https://s3.amazonaws.com/img.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2019/07/23150645/beneficente-hemodialise.mp4[/KGVID]

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.