Energia em Iranduba e Manacapuru só deve ser retomada 100% até o final da semana

Energia

A energia elétrica nos municípios de Iranduba e Manacapuru só deve ser normalizada 100% no final desta semana. A informação é da Amazonas Energia, que emitiu nota sobre o caso na tarde deste domingo (21).

As duas cidades ficaram sem luz desde a última sexta-feira (19) após a tentativa de furto de um cabo subaquático. O cabo é submerso a 50 metros no Rio Negro, próximo a ponte Jornalista Phelippe Daou.

Moradores de Manacapuru (a 68 quilômetros a oeste de Manaus) fizeram, inclusive, um protesto na manhã deste domingo, fechando a Rodovia AM-070 e atearam fogo em pneus.

Conserto

Nesta segunda-feira (22), às 5h, oito mergulhadores vão ao local verificar o dano no cabo subaquático, para que a Distribuidora possa definir as estratégias junto à empresa contratada Elektra, para recuperação do cabo. O material referente ao cabo é adquirido fora do país.

Reforço

A Amazonas Energia informou também na nota que 12 grupos geradores estão operando, em reativação de Usina Termelétrica (UTE) localizada na AM-070, como medida emergencial, enquanto a logística e os reparos no cabo subaquático são realizados.

A empresa transferiu 15 grupos geradores da UTE de Flores, totalizando 27 grupos geradores em operação até o final deste domingo.

“Adicionalmente estamos contratando mais 15MW também para a UTE Iranduba o que totalizará na terça (23/07/2019) um total de  40MW. Até a próxima quinta-feira (25), disponibilizaremos 60MW aos dois municípios afetados para diminuir os impactos aos moradores das duas localidades. A previsão é que até o final desta semana o fornecimento de energia seja normalizado 100%”, diz a nota da Amazonas Energia.

A companhia informa também que está trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia por completo nos municípios de Iranduba (a 27 quilômetros a sudoeste de Manaus) e Manacapuru.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *