Agente penitenciário da Força Federal é baleado no Centro e passa por cirurgia

Agente penitenciário da Força Federal é baleado no Centro e passa por cirurgia

Agente penitenciário da Força Federal é baleado no Centro e passa por cirurgia. Foto: Arquivo

Um agente penitenciário da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), identificado como Tiago Augusto Castilho, 30, de Minas Gerais, foi baleado após ser abordado no Centro, na noite desta segunda-feira (15), quando lanchava com um outro agente, que também integra o grupo.

Agente penitenciário

Segundo informações preliminares, o agente penitenciário foi baleado duas vezes, no abdômen, e está no centro cirúrgico do Hospital e Pronto 28 de Agosto. Em princípio, seu quadro seria estável, mas não se sabe se o projétil atingiu algum órgão vital.

Não há detalhes sobre as circunstâncias do tiro. Mais informações em instantes.

Força Tarefa

Os agentes penitenciários e agentes federais de execução penal que compõem Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) desembarcam em Manaus no dia 29 de maio deste ano, em razão das mortes em chacinas de 55 detentos em quatro cadeias de Manaus.

Pelo período de 90 dias, a contar de 28 de maio de 2019, o efetivo vai exercer atividades e serviços de guarda, vigilância e custódia de presos.

A Portaria 564, de 28 de maio 2019, assinada pelo secretário-executivo Luiz Pontel e publicada no Diário Oficial da União, autoriza o emprego da FTIP em apoio ao Governo do Estado do Amazonas. A operação terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública do estado.

Depen

A FTIP foi criada em janeiro de 2017. Na atual gestão, o Depen passou a coordenar, exclusivamente, a força-tarefa em apoio aos governos estaduais em situações extraordinárias de crise no sistema penitenciário para controlar distúrbios e resolver outros problemas.

Formada por agentes federais de execução penal dos 26 estados da federação e do Distrito Federal,  a FTIP obedece o planejamento definido pelos entes envolvidos na operação, sempre que houver necessidade de sua atuação.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *