Detentos do Compaj fazem curso de padeiro para aumentar chances de emprego

Foto: Divulgação/Seap

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) iniciou, nesta segunda-feira (24), o curso de panificação para os presidiários do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no km 8 da BR-174, que liga Manaus a Boa Vista. A qualificação é uma forma, segundo a Seap, de inserir os internos no mercado de trabalho.

O projeto, denominado “Pão que liberta”, é feito por meio do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc) e terá a parceria do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Ao todo, 60 detentos participarão do curso de padeiro, que será dividido em aulas práticas e teóricas.

Instruções 

O instrutor Fábio dos Santos disse que os reeducandos vão receber instruções sobre os insumos utilizados no preparo dos pães, bem como ensinamentos sobre empreendedorismo. “Vamos ensinar todos os produtos básicos, como pão francês, baguete, pão de forma, massa fina”, afirmou.

O curso tem duração de 100 horas e será realizado de segunda a sexta-feira, com carga horária de quatro horas/dia.

Oportunidade

O diretor do Compaj, Robert Barreto, disse que as aulas são a oportunidade para quem deseja mudar de vida.

Já o secretário-executivo adjunto da Seap, tenente-coronel André Luiz Barros Gioia, destaca que o objetivo do curso é qualificar os internos e oferecer uma possibilidade profissional no mercado de trabalho formal e informal.

“Quem está aqui cometeu um ilícito lá fora e agora tem a chance de corrigir seus erros, aprendendo uma profissão para ajudar no sustento de suas famílias”, disse Gioia.

Produção diária

O projeto “Pão que liberta” estima a fabricação de 15 mil pães diariamente. Os produtos serão destinados para o consumo dos detentos em todas as unidades prisionais e para o mercado externo. “Queremos dar uma nova cara ao Compaj e provocar uma mudança na vida das pessoas para que saiam daqui com formação e orientação”, disse Luís Felipe, diretor da empresa Peara.

Inauguração

A panificadora do Compaj foi inaugurada no último dia 10 de junho, pelo governador Wilson Lima e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *